Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

NOVA POLÍTICA

Planalto regulamenta residência para médicos cubanos que atuam no Brasil

A partir de agora, profissionais ligados ao programa federal poderão solicitar moradia permanente no Brasil

Publicado em 29/07/2019 às 01:06

Nova portaria abre possibilidade de visto permanente para médicos cubanos que estão no Brasil (Foto: Reprodução - EBC - Agência Brasil)

O Palácio do Planalto publicou, na manhã de hoje (segunda-feira, 29), portaria que regulamenta a residência de médicos cubanos no Brasil. O documento é assinado pelos gabinetes do Ministério da Saúde e do Itamaraty e atende os profissionais que atuam no programa Mais Médicos. A responsabilidade por coletar os dados dos médicos que quiserem continuar a fazer parte do programa será da Polícia Federal.

IMIGRANTE - Conforme as novas determinações, o profissional poderá solicitar ficar no Brasil por tempo indeterminado. Para os casos em que o imigrante portar visto temporário, a renovação deverá ser feita 90 dias antes do final do prazo de permanência no país. Além disso, segundo consta no texto, o pedido de residência implica na “desistência expressa e voluntária de solicitação de reconhecimento da condição de refugiado”.

DOCUMENTAÇÃO - Para fazer jus à residência médica e a condição de imigrante (temporário ou permanente), o candidato deve apresentar uma série de documentos como: um documento oficial de identidade (que pode ser seu passaporte), carteira de registro nacional migratório, nada consta criminal dos estados em que tenha residido nos últimos 5 anos e em outros países por onde tenha passado antes de chegar ao Brasil, além de documento que comprove sua relação com o Programa Mais Médicos.


Fonte:

Deixe seu comentário