Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CONTAS

Prefeitura de Lucas do Rio Verde faz prestação de contas à população

Segundo números apresentados, investimentos em saúde e educação superam valor estabelecido pela Constituição

Publicado em 13/02/2019 às 07:13

Rudimar Rubin, gerente da Controladoria do Município, informa que Lucas do Rio Verde investe maior parte de seus recursos e Saúde e Educação (Foto: Eder Zulu - Portal da Cidade)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, na tarde desta quarta-feira (13), audiência pública para apresentar o balanço das contas do município à população. O encontro foi realizado no plenário João Callai, na Câmara de Vereadores da cidade e contou com a participação dos membros da Controladoria Interna do Executivo.

A audiência é realizada a cada quadrimestre e busca apresentar onde e de quais formas foram aplicados os recursos do município durante o período fiscal.

SAÚDE E EDUCAÇÃO - Segundo Rudimar Rubin, gerente da Controladoria Interna da Prefeitura, “houve uma boa arrecadação ao longo de 2018 frente àquilo que era previsto para o Orçamento do município, algo em torno de R$ 277 milhões. A maior parte dos recursos foi aplicada na área da Saúde, mais do que dobrando a determinação legal dos 15% arrecadados; para a pasta da Educação também aplicamos mais do que os 20% determinados pela Constituição, e chegamos aos 28,37%, e; com folha de pagamento, embora a Lei autorize um gasto com pessoal de até 54% do total orçamentário, nós fechamos o ano com uma proporção um pouco superior a 46%”.

RECEITAS PRÓPRIAS – Rudimar também fez questão de salientar que o município tem um percentual de 30% sobre seus recursos gerados a partir de receita própria, fora de repasses legais e constitucionais.

“Temos que chamar a atenção para o fato de contarmos, em Lucas do Rio Verde, com 30% de nosso orçamento geral ser composto por receitas próprias. Isso é um excelente resultado para o município, em comparação ao resultado médio estadual e nacional. Também demonstra que o Executivo tem apresentado preocupação com a boa administração dos recursos públicos, cumprindo as determinações legais”, comentou.

PARA QUEM QUISER SABER MAIS – O gerente da Controladoria ainda afirmou que a documentação é bastante detalhada e extensa, mas caso qualquer cidadão queira obter melhores informações sobre os valores movimentados e aplicados pela Prefeitura Municipal, pode procurar a Controladoria, durante o horário de atendimento da Prefeitura, e requerer os dados.

Fonte:

Deixe seu comentário