Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

POLÊMICO

Discussão sobre projeto de reajuste a servidores dividiu vereadores

Índice aprovado foi de 3,3%, correspondente ao Reajuste Geral Anual. Matéria foi polêmica, mas acabou aprovada por unanimidade

Publicado em 06/05/2020 às 21:55
Atualizado em

Plenário da Câmara foi preparado com as poltronas demarcadas para evitar aglomeração de pessoas (Foto: Portal da Cidade)

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto que concede reajuste aos servidores públicos de Lucas do Rio Verde. O índice proposto pelo município é de 3,3% e corresponde à inflação do período. 

Apesar da unanimidade na votação, o projeto gerou polêmica e muita discussão. A maioria dos vereadores reclamou do índice em comparação ao concedido aos servidores da educação, que tiveram 5% de reajuste.

“A Câmara não foi procurada pelo sindicato, então não posso opinar muito sobre esse valor. O valor que o prefeito remeteu pra Casa, foi o valor que foi aprovado”, pontuou Airton Callai, acrescentando que o índice dos servidores da educação e demais setores deveria ser o mesmo. “Acredito, na minha concepção, que os 5% deveria ser dado aos demais servidores do município”.

O fato do projeto ser votado em ano eleitoral, que vedaria concessão de reajustes reais, foi citado durante a sessão. “Não pode dar ganho real, a Justiça proíbe. O máximo que pode ser feito é aplicar o mesmo percentual de ganho real do ano anterior”, opinou a vereadora Cristiani Dias, ressaltando que não houve privilégios a uma categoria, mas o cumprimento da lei.

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais acompanharam a sessão. A presidente reclamou do posicionamento de alguns vereadores, que questionaram a conduta da entidade na negociação do índice apresentado e aprovado. “A gente tá muito próximo dos servidores, está na luta diária, consegue chegar até os servidores com muita facilidade e todos eles entenderam”, comentou Karime Souto. “É triste ver vereadores, que têm influência, são pessoas que deveriam estar aqui e falar a verdade e acabam mentindo né. Foi uma maldade, que não fez nada, que se viesse projeto antes poderia ser aplicado. Não poderia”.

Karime ressaltou que o sindicato encaminhou pauta de reivindicações com reivindicações, porém, ela consultou a assessoria jurídica que orientou acatar o índice apresentado em razão do período eleitoral em que seria concedido o RGA.

Vale alimentação

Também foi aprovado o projeto que reajuste em 4% o Vale Alimentação dos servidores, saindo de R$ 250 para R$ 260. O valor foi questionado pelos vereadores. “O nosso desejo é sempre um valor maior, não foi possível, acatamos da forma como veio o projeto”, reclamou o vereador Jiloir Pelicioli, o Mano da Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário