Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MAIS RECURSOS

Ruralistas vão pressionar Governo Federal por recursos e financiamentos

FPA quer que Governo se comprometa a manter as condições de financiamento para produtores rurais

Publicado em 16/04/2019 às 21:04

Frente Parlamentar da Agropecuária quer que Governo Federal garanta recursos para financiamentos e subsídios ao agronegócio (Foto: Reprodução - Agência Câmara)

Após a reunião realizada ontem (terça-feira, 16), os membros da FPA - Frente Parlamentar da Agropecuária – afirmaram à imprensa que buscarão abrir muito em breve uma linha de diálogo com o Palácio do Planalto em busca de recursos que garantam o financiamento das safras futuras e mais recursos para crédito agrícola, principalmente na área de investimentos.

A posição dos Deputados e Senadores que integram a bancada foi tomada após sucessivas declarações do Governo Federal de que a política financeira para o agronegócio sofreria alterações, principalmente na área de subsídios e reduções fiscais.

Como resposta, os ruralistas já conseguiram a prorrogação do Convênio 100 por mais um ano (leia aqui), e anunciaram que existe um Projeto de Lei que tramita em regime de urgência na Câmara Federal para derrubar o veto do Executivo ao subsídio concedido às propriedades rurais na tarifa de energia elétrica (leia aqui).

OUTRAS FRENTES – Além destes dois pontos, já encaminhados, os parlamentares ainda vão em busca de solução para as linhas de crédito para o Moderfrota e para o Inovagro, suspensas pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – nesta semana.

De acordo com nota da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – são necessários ainda R$ 2 bilhões para cobrir a demanda por financiamento até o final de junho, quando fecha o Plano Safra 2018/2019. Sem os recursos, afirma João Carlos Marchesan, presidente da instituição, “o mercado simplesmente para, pois os juros cobrados fora do programa são estratosféricos”. O Portal da Cidade abordo o tema em janeiro passado, quando a Abimaq protocolou pedido de mais R$ 3 bilhões para o Moderfrota (leia matéria aqui).

Fonte:

Deixe seu comentário