Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

NÃO É BEM ASSIM

Secretaria de Saúde contradiz informação de atraso nos repasses ao HSL

Segundo Secretaria de Saúde, todos os repasses estão em dia e têm o aval do Tribunal de Contas do Estado

Publicado em 26/02/2019 às 22:59

Secretária adjunta de Saúde de Lucas do Rio Verde, Vivian Fávaro, diz que repasses do Executivo ao Hospital São Lucas estão em dia e que recursos adicionais precisam passar por uma avaliação criteriosa antes de serem liberados (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Foi anunciado, no final da última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, ocorrida na noite da segunda-feira (25), que a pauta de votação da Casa está trancada até que a Prefeitura Municipal destine RS 1,5 milhão em repasses para o Hospital São Lucas. A medida foi anunciada pelo presidente do Legislativo, vereador Dirceu Cosma (PV).

Segundo Cosma, o repasse diz respeito a recursos necessários para a manutenção dos atendimentos e pagamento de serviços já executados pelo Hospital São Lucas. A dívida, afirma ele, vem se acumulando desde o ano passado.

PAUTA TRANCADA - Em nota à imprensa, Dirceu Cosma comenta: “Eu não sou um cara de muita reunião, duas reuniões, as coisas têm que ser resolvidas! Como não resolveu, eu preferi tomar essa atitude. Porque se tivesse falado não, eu teria ficado contente, pelo menos não perderia tempo com isso. Nós estamos aqui para ajudar, pra fazer. A gente sabe do esforço do prefeito, mas a gente não está aqui para enrolar. Se for resolvido de imediato, todos os projetos serão votados”.

Quem argumenta sobre a natureza dos repasses é o vereador Airton Callai (PRB): “Quando o paciente sai da UTI, o Estado deixa de pagar a diária da UTI, mas ele fica mais uma semana, até duas internado no hospital. Se o paciente é de Lucas, o município paga, mas se é de fora, não tem como cobrar”.

REPASSES EM DIA – No final da manhã de hoje o Portal da Cidade entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde para apurar o posicionamento da Prefeitura quanto ao caso e recebeu como resposta que todos os repasses para o Hospital São Lucas, tanto do Poder Público municipal quanto estadual estão em dia e devidamente documentados.

Segundo a secretária adjunta, Vivian Fávaro, “não há qualquer erro ou atraso no valor repassado. Temos todos os contratos de gestão e termos de fomento mantidos de maneira adequada e validados pelo Tribunal de Contas do Estado. O que existe, no entanto, é uma solicitação de subvenção, por parte do Hospital São Lucas, e que estamos analisando, pois temos o orçamento previsto para todo o ano e uma mudança no ordenamento desse tamanho exige tempo e cautela”.

Fonte:

Deixe seu comentário