Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

NINGUÉM FOI

Sem quórum na Câmara de Lucas do Rio Verde, nova Planta Genérica não é votada

Apenas o vereador Airton Callai (PRB) justificou formalmente sua ausência. Prefeitura estudará saída jurídica para o problema

Publicado em 20/12/2018 às 21:47
Atualizado em

Dos 9 vereadores da cidade, apenas o presidente da Casa compareceu à sessão extraordinária de hoje. Só um vereador apresentou justificativa formal (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Os vereadores de Lucas do Rio Verde foram convocados para sessão extraordinária na manhã de hoje (sexta-feira, 21), mas somente o presidente da Casa, Jiloir Pelicioli (PDT) compareceu. A sessão foi aberta, regimentalmente, às 9h, mas sem a presença de nenhum outro parlamentar, os trabalhos foram considerados prejudicados e a sessão foi dada por encerrada 30 minutos depois.

A possibilidade de não haver votação da Planta Genérica foi levantada pelo jornalismo do Portal da Cidade na última entrevista coletiva concedida pelo secretário de Desenvolvimento Humano, José Picolo, na terça-feira (18). Naquele momento, Picolo disse que a equipe da Prefeitura terá que lançar mão de um plano emergencial e com cortes de despesas em diversos setores relevantes nos investimentos necessários à cidade.

“Temos uma demanda crescente por investimentos que precisa ser contemplada (...) nossa população cresce, aumenta a necessidade por escolas, creches, postos de saúde, coleta de lixo, manutenção de ruas e avenidas (...) enfim, serviços com os quais o povo de Lucas do Rio Verde se acostumou a receber em um determinado padrão de qualidade e do qual não pretendemos abrir mão, só que tudo isso exige recursos”, comentou.

Procurado por nossa reportagem hoje pela manhã, Picolo disse que não houve comunicação oficial sobre o cancelamento da sessão na Câmara, mas que, caso seja confirmada a não votação do PL que institui a nova Planta Genérica, “a equipe de governo se sentará com o departamento jurídico para ver quais as medidas legais que podem ser tomadas quanto ao caso”.

Sobre a ausência dos vereadores para a sessão convocada, o presidente Jiloir Pelicioli informou que não pode responder por seus pares. “Todos os vereadores foram regimentalmente convocados através ofício entregues em seus respectivos gabinetes. Caso seja necessária uma nova sessão extraordinária nós podemos convocar, pois temos até o dia 31 deste mês para isso, caso haja quórum. Temos que levar em conta, no entanto, que cada parlamentar tem sua agenda familiar e que o período legislativo ordinário já terminou”.

Entre os demais vereadores, apenas Airton Callai (PRB) protocolou junto à secretaria da Casa sua justificativa. No texto, o parlamentar informa que não participaria da sessão porque está viajando.

No início desta tarde, o vereador Jaime Floriano (PDT) explicou que houve tempo hábil para a votação do projeto da nova Planta Genérica durante o período legislativo normal, e que não sabe o porquê deste assunto não ter entrado em pauta. Sobre sua ausência à sessão extraordinária desta manhã, o parlamentar explicou:

"Nós terminamos o período legislativo e este assunto ficou pendente, sem ter sido colocado em pauta. Quando esta sessão extraordinária foi marcada, já estávamos em período de recesso parlamentar e marquei viagem para tratar de alguns assuntos particulares. Houve tempo hábil deste projeto ter sido colocado em pauta durante o período legislativo, mas não foi...".

O Portal da Cidade tentou entrar em contato com os outros 6 vereadores, mas nenhum foi encontrado para explicar sua falta até o fechamento desta matéria.

Fonte:

Deixe seu comentário