Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

DIVERGÊNCIA

Vereadores de Lucas do Rio Verde divergem sobre mudança de horário das sessões

Votação não aconteceu porque Airton Callai pediu vistas à matéria. Tema retornará ao Plenário em um período de até duas sessões ordinárias.

Publicado em 06/11/2019 às 21:32
Atualizado em

Proposta da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde para mudar horário das sessões ainda não é consenso entre parlamentares (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Conforme adiantado pelo Portal da Cidade, a Câmara de Vereadores avalia a proposta da Mesa Diretora da Casa para mudar o horário de realização das sessões ordinárias. Segundo o encaminhamento, que altera o Regimento Interno, as reuniões do Plenário deixariam de ocorrer às 19h da segunda-feira e seriam adiantadas para as 08h do mesmo dia.

Contra

No entanto, mesmo antes da proposta ser posta em debate, alguns vereadores já adiantavam que se colocariam contrários à ideia, alegando motivos diversos. Um deles foi Jaime Floriano (PDT), médico, que alega não ser possível acompanhar as sessões na íntegra, caso a mudança ocorra. Segundo ele, “a maioria dos partos cesáreos ocorre entre as 06h e 11h da manhã, o que inviabiliza a atividade parlamentar, se houver a troca de horário. Acredito que deve prevalecer o bom senso e o diálogo para que, sendo mesmo necessária uma mudança, ela ocorra pensando no bom funcionamento da Casa em todos os sentidos”.

À serviço da comunidade

Já o vereador Marcos Paulista (PTB) compreende que o atual horário, de fato, tem seus problemas e que uma mudança seria bem-vinda, mas não apresenta nenhum horário ou dia específico: “quando nós somos eleitos pela população, nos submetemos aos trâmites institucionais e sabemos que seremos obrigados a abrir mão de atividades pessoais em favor das demandas inerentes ao próprio cargo. Muitos que passaram pela Câmara, para representarem a população, abriram mão, pelo tempo do mandato, de estudos, trabalho, negócios, atividades agrícolas e empresarias... enfim, é como um sacerdócio de cunho secular, onde deixamos de lado nossas vidas particulares para nos dedicarmos às necessidades da comunidade”.

Vistas

Explicando seu pedido de vistas, o vereador Airton Callai (PRB) entende que é necessária a busca de um consenso e de uma medida que seja equilibrada: “por isso eu pedi vistas à matéria. Acredito que é necessário um entendimento maior sobre o assunto, pois todos os argumentos ouvidos são válidos e convidam à reflexão. Vamos aproveitar este tempo que o Regimento Interno da Casa nos garante para sentarmos e avaliarmos uma saída que atenda não somente as necessidades dos vereadores, mas que leve em conta a opinião da população, dos funcionários do Legislativo, dos movimentos organizados... enfim, que seja uma decisão democrática e ponderada, sem atropelos”.


Fonte:

Deixe seu comentário