Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CÂMARA

Vereadores falam em chapa única, mas consenso parece difícil

Embora vereadores acreditem que composição de chapa única seja o ideal, missão de reunir os votos necessários ao redor de um só nome esta distante

Publicado em 06/11/2018 às 07:26
Atualizado em

A eleição da nova mesa diretiva deverá acontecer ainda neste mês de novembro (Foto: Ascom/câmara)

Conforme adiantado pelo Portal da Cidade na semana passada, continuam as articulações entre os vereadores para a eleição da nova mesa diretora da Casa.

Para o atual presidente, Jiloir Pelicioli (PDT), existem meios e possibilidades para que haja consenso ao redor da proposta da chapa única.Ele avalia que é “possível a formação de uma chapa única.

Acredito que, se conseguirmos isso, demostraríamos à nossa sociedade que a câmara está coesa e madura. Não tem necessidade de embate. Nós temos que deixar ego e vaidades de lado, pensar no coletivo”.

No entanto, Pelicioli comenta ainda que, caso não seja possível a composição de uma única chapa, seu posicionamento será de seguir o protocolo do Regimento Interno do Legislativo municipal.

A eleição do novo presidente e demais membros da mesa acontecerá, conforme previsto, no próximo dia 12 (segunda-feira) e conversas de bastidores indicam que há quatro vereadores interessados em concorrer à cadeira de presidente. Vereador Fernando Pael (DEM), Vereador Marcos Paulista (PTB), Vereador Airton Calai (PRB) e Vereador Dirceu Cosma (PV).


Falando com exclusividade à nossa reportagem, o vereador Cosma disse que realmente colocou o nome à disposição, mas não é contra a aglutinação dos votos ao redor de uma única candidatura. Ele compreende que, "o mínimo que se pode pedir dos parlamentares é que haja bom senso. Agora cabe a cada um sair a procura de seus votos. Eu, por enquanto, tenho o meu voto que é garantido, mas trabalho pelos outros 8 votos que restam”.

Sobre os motivos que o levaram a desejar ocupar novamente o posto de presidente da Câmara de Vereadores mais uma vez, Dirceu Cosma avalia que existe um histórico bastante consistente de atividade da Câmara no sentido de bem fiscalizar os gastos do dinheiro público: “Eu acho que temos que seguir uma linha de trabalho que Lucas do Rio Verde já vem fazendo na Câmara, com relação a questão de gastos do dinheiro público. Então eu não quero fazer nada muito diferente disso”, concluiu Dirceu.


Mantendo uma postura independente em relação ao Poder Executivo e afirmando querer se manter afastado de eventuais grupos de interesse, Wagner Godoi projeta momentos de complexidade até o dia da eleição. Para ele, “a eleição da mesa é uma briga complexa que envolve várias características futuras para o município. Então é necessário obervar com muito critério todos os lados envolvidos (...) Meu comportamento tem sido o de ouvir e entender como seria a composição deste novo quadro. Se haveia condições de manter uma postura coerente com o município. Por tudo isso, compreendo que a composição de uma chapa se torna algo muito difícil de acontecer”.    

Fonte:

Deixe seu comentário