Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Aprendizado

Vereadores mirins são diplomados e empossados em Lucas do Rio Verde

Ao todos foram nove estudantes de escolas do municípios que tomaram posse na tarde de sexta-feira dia 31 de maio

Publicado em 01/06/2019 às 07:48

cerimonia de posse (Foto: ascom/câmara)

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (31), no auditório da Câmara de Vereadores, a cerimônia de diplomação e posse dos novos vereadores mirins, indicados pelas escolas para o exercício 2019.

O evento que contou com alunos das escolas, professores, familiares e imprensa, também teve a presença do prefeito de Lucas do Rio Verde, Flori Luís Binotti que parabenizou os novos vereadores mirins. “É importante que os jovens e os adolescentes venham participar da boa política. Acredito muito e tenho certeza que só através da boa política nós vamos conseguir consertar aquilo que precisa ser consertado no nosso país. Esses jovens que estão aqui são os líderes que nas escolas foram escolhidos democraticamente eleitos irão poder participar e ver como funciona a câmara e prefeitura e vai contribuir, não só na escola dele, mas com toda a cidade”, disse o prefeito.

A iniciativa, que ficou parada nos últimos dois anos, faz parte do projeto ‘Vereador Mirim - A Escola Vai à Câmara’, que tem como objetivo, promover a interação entre o Legislativo e as escolas e auxiliar na formação dos jovens.

O vice-presidente da Casa de Leis, vereador Fernando Pael, foi quem conduziu a cerimônia de diplomação e acredita que esse processo é uma alegria para todos. “Há dois anos estávamos sem o projeto na câmara e sentíamos essa necessidade de reativá-lo. Voltamos agora com força total. Acredito que esses primeiros passos como vereador mirim é fundamental para que o jovem entenda um pouco do processo de criar as leis, fiscalizar as leis e auxiliar a prefeitura através dos projetos que são apresentados em prol da sociedade”, explicou Pael.

Foram diplomados e empossados os nove vereadores titulares e diplomados os suplentes. Os alunos representam oito escolas, sendo quatro municipais, uma estadual e três particulares. A Mesa diretora ficou formada com: Thaiza de Carvalho Souto (Presidente), Otávio Marques de Jesus Vice-presidente), Thiago de Almeida Vidal (1° Secretário), e Gabriel Bortolotti Pelicioni (2° Secretário).

A presidente eleita Thaiza (de 17 anos) já havia participado da Câmara Mirim em 2016, e ressalta que é uma experiência maravilhosa aos estudantes. “Na campanha nós desenvolvemos propostas não apenas para a escola, mas para o município e espero conseguir cumprir essas demandas daqueles que me elegeram. É uma responsabilidade a mais, ainda mais porque fui eleita a presidente da mesa diretora”, disse Thaiza, que é aluna da Escola Estadual Dom Bosco.


Fonte:

Deixe seu comentário