Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Terrremoto

Terra volta tremer em Porto dos Gaúchos interior de Mato Grosso

Foi em Porto dos gaúchos que ocorreu o maior terremoto da história do Brasil que se tem registro. Foi em 1955

Publicado em 18/11/2018 às 07:54
Atualizado em

Cidade de Porto dos Gauchos (Foto: Assessoria/prefeitura de Porto dos Gauchos)

A Terra tremeu neste mês no município de Porto dos Gaúchos, região norte de Mato Grosso a 318 km de Lucas do Rio Verde. Os abalos foram de 2,3 e 2,6 graus na escala Richter segundo observatório Sismológico da Universidade de Brasília e ocorreram na madrugada de terça-feira (13) e quinta-feira (15). Conforme informou a universidade, nem sempre os feitos dos tremores são sentidos pela população porque é grande a distancia dos centros urbanos do local dos abalos.

O fato é explicado pelo sismólogo da Obsis-Unb, Juraci Carvalho. Segundo ele, para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus na escala Richter, usada para medir a magnitude dos terremotos. No caso de Porto dos Gaúchos os abalos ocorreram em uma região distante por isso nem sempre são sentidas.  

A região é monitorada constantemente pelo observatório de Brasília por ter registrado o maior terremoto que se tem noticias no Brasil. Foi no dia 31 de janeiro de 1955 na Serra do Tombador a 100 km da cidade de Porto dos Gaúchos com magnitude de 6.9 graus na escala Richter. Na época a cidade possuía pouco mais de 1.000 habitantes. Se tivesse ocorrido nesta mesma magnitude nos dias atuais poderia ser sentido em cidades como Juina, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.   

O professor do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (Unb) e coordenador da Rede Sismográfica Centro-Norte que integra a Rede Sismográfica Brasileira, Marcelo Peres Rocha, explicou que os tremores são explicados por uma falha geológica na região.

Fonte:

Deixe seu comentário