Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TAPURAH

Com três casos de Covid-19, prefeito faz apelo à população que evite aglomeração

Prefeito de Tapurah alerta que não há leitos no hospital para atender moradores em caso de agravamento da crise

Publicado em 11/05/2020 às 04:17

Prefeito de Tapurah lembra que o hospital do município não tem estrutura adequada para atendimento caso a situação se agrave com novos casos (Foto: Divulgação/Ascom)

Com três casos confirmados de Covid-19 em Tapurah, município vizinho de Lucas do Rio Verde, o prefeito Iraldo Ebertz fez um apelo para a população tapuraense atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde e evitar aglomerações. Ele destaca que não há leitos no hospital para atender os moradores, em caso de agravamento da crise. 

“Pedimos à população que evite aglomerações. Por favor, para sua segurança, de seus vizinhos, amigos e familiares, fiquem em suas casas. As pessoas idosas, hipertensos, diabéticos e pacientes com dificuldades respiratórias só saiam em extrema necessidade. O momento é de conscientização. Faça sua parte e ajude a prevenir e controlar o coronavírus”, diz o prefeito.

Desde a última sexta-feira (08) três casos positivos foram confirmados no município. São casos de pessoas residentes em Tapurah e estão com condições boas de saúde. Os pacientes são um homem de 41 anos, uma mulher com 38 anos e uma criança com 3 anos de idade.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, há casos suspeitos que foram feitos coleta e enviados para o Lacen em Cuiabá. Há ainda 01 caso descartado.

Conforme a assessoria de Comunicação da Prefeitura, a presença de pessoas nas ruas, bares, pontos turísticos ou reunião de famílias aumentou muito nos últimos dias em Tapurah. Evitar aglomerações é uma das principais formas de prevenir a disseminação do novo Coronavírus. Isso porque ele tem um poder de transmissão bastante efetivo e se dá por meio de várias formas, como o toque das mãos, a circulação no ar ou por meio de gotículas em ambientes que contenham pessoas infectadas, entre outros.

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Fonte:

Deixe seu comentário