Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TEMPORÁRIA

Curso de formação para obtenção de CNH pode ser feito à distância

A autorização será enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19

Publicado em 14/05/2020 às 21:05

Curso à distância tem sido uma alternativa para evitar aglomeração de pessoas (Foto: Gilia Amaral/Detran-MT)

Atendendo a deliberação n° 189 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) autorizou, em caráter temporário, a oferta de aulas do curso de formação técnico-teórico obrigatório para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na modalidade de ensino à distância. A autorização será válida enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. 

A portaria n° 241 de 13 de maio de 2020 do Detran-MT autoriza os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados junto à Autarquia a desenvolver ou contratar solução para realização das aulas à distância.

Para a realização das aulas, os sistemas utilizados pelas autoescolas devem atender alguns requisitos de segurança tais como: permitir a validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos candidatos na abertura e no término da aula; permitir o monitoramento da permanência do instrutor e candidatos na sala virtual durante a realização das aulas; disponibilizar interface para usuários que permita que o instrutor compartilhe, em tempo real, seu vídeo, seu áudio e a tela do seu dispositivo, e que o candidato visualize suas aulas agendadas; permitir o registro de cada aula, agrupando os dados, gerando relatórios com informações suficientes para o controle da carga horária, frequência do candidato e do instrutor; entre outros requisitos dispostos na portaria.

As aulas serão ministradas em tempo real, sendo vedada a exibição de aulas gravadas. “A possibilidade do curso na modalidade à distância proporciona ao candidato a formação dentro dos preceitos legais e com a segurança de se manter em isolamento social, além da validação facial, que certifica o cumprimento de toda a carga horária do curso”, disse o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

Os Centros de Formação de Condutores credenciados junto ao Detran-MT ministram, por mês, uma média de 6.520 cursos teóricos para formação de condutores. 

Fonte:

Deixe seu comentário