Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Mato Grosso

Detran moderniza etapas de obtenção da CNH para garantir mais segurança

As aulas teóricas ministradas nos Centros de Formação de Condutores (CFC) em todo Estado passaram a ser monitoradas de forma eletrônica pelo Detran-MT

Publicado em 06/01/2022 às 10:50

(Foto: Carolina Alonso/Detran-MT)

Ao longo dos últimos 3 anos, o Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), modernizou as etapas de formação de condutores no Estado com objetivo de garantir maior segurança e transparência no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As aulas teóricas ministradas nos Centros de Formação de Condutores (CFC) em todo Estado passaram a ser monitoradas de forma eletrônica pelo Detran-MT, através do reconhecimento facial e biometria do candidato e instrutor. As aulas também são filmadas para verificar a efetiva participação do aluno e coibir possíveis fraudes, constatando que o candidato cumpriu toda a carga horária estabelecida.

A prova teórica de direção também foi modernizada e agora é 100% digital. Para informatizar o exame, o Detran-MT adquiriu 300 novos computadores e leitores biométricos que foram instalados em todas as unidades da autarquia em Cuiabá, Várzea Grande e interior do Estado.

A prova teórica digital otimiza tempo e reduz gasto do dinheiro público com a impressão de provas manuais, além de garantir maior segurança e transparência no processo. “Com a implantação da prova teórica digital o Detran saiu da era do papel para aplicação dos exames de maneira informatizada, mais rápida e segura, aumentado em 290% a quantidade de provas aplicadas no Estado. Antes, apenas 22 Ciretrans aplicavam a prova de forma digital. Agora, todas as Ciretrans aplicam o exame 100% digital”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Já para realização das aulas práticas, foi implantado o sistema de telemetria nos veículos dos mais de 300 Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso. A telemetria permite o monitoramento das aulas de direção veicular utilizando a validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para constatar o percurso realizado pelo aluno.

“A implantação do sistema nos veículos possibilita ao Detran constatar a qualidade da aula que está sendo ministrada, podendo acompanhar, em tempo real, onde o veículo está, quem está dirigindo, quem foi o instrutor e tempo de duração da aula. Desta forma inibimos fraudes no processo de formação e a má qualidade dos futuros condutores”, ressaltou o presidente.

O próximo passo para modernização das etapas será a utilização de tablets pelos examinadores durante a realização da prova prática de direção. Com isso, o resultado do exame será lançado de forma online no sistema do Detran. “Nossa meta é que em 2022 os examinadores já contem com essa ferramenta que vai otimizar o resultado do exame e dar fim a burocracia do processo em papel”, enfatizou Vasconcelos.

Banca examinadora


Uma das maiores cobranças da população junto ao Detran-MT, que vinha especialmente dos munícipes do interior do Estado, era quanto à celeridade na aplicação das provas práticas de direção. Muitos municípios precisavam aguardar até 90 dias para que a equipe da banca examinadora se deslocasse de Cuiabá e chegasse a essas cidades para a aplicação dos testes.

Para reduzir essa espera, o Detran-MT, através da Gerência de Escola Pública de Trânsito, capacitou diversos servidores que já reforçam o quadro da banca examinadora, que atualmente conta com 171 servidores. Com isso, o Detran-MT passou de 4 para 38 bancas fixas, alcançando 115 municípios, um aumento de 850%.

O presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos, diz que o reforço da banca examinadora faz parte do projeto de melhoria do Detran-MT na formação de condutores no Estado e também contribuiu para colocar em dia toda a demanda represada de exames práticos de direção que ficaram interrompidas em virtude do avanço da pandemia do Covid-19 no Estado.

“Com a capacitação dos servidores proporcionamos maior autonomia ao interior do Estado descentralizando o serviço, dando mais agilidade na etapa final para a obtenção da CNH”, completou.


Fonte:

Deixe seu comentário