Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Informativo

Governo de MT já tramita 97% dos processos administrativos de forma eletrônica

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, o Sigadoc é um avanço se comparado às funcionalidades do antigo Sistema

Publicado em 08/01/2022 às 12:06

(Foto: Secom-MT)

O Governo de Mato Grosso já tramita 97% dos processos administrativos de forma eletrônica, por meio do Sistema Sigadoc. Desde o dia 1º de janeiro, quase a totalidade dos processos não é aceita em papel nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado e até o final do ano todos os processos deverão estar 100% digitais.

O sistema é um projeto do governador Mauro Mendes, que tem como meta oferecer um serviço público de melhor qualidade à sociedade, implantando em ambiente digital de forma definitiva a gestão dos documentos oficiais de todas as secretarias e autarquias.

“Já atingimos a casa de 97% de todos os sistemas implantados de forma digital e dentro de pouco meses seremos um governo 100% digital, que é um grande objetivo do Governo. Vamos acabar com aquela ida e vinda de documentos e de papel de forma manual, trazendo economia, celeridade e segurança jurídica aos cidadãos e também à administração pública”, destacou o governador.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, o Sigadoc é um avanço se comparado às funcionalidades do antigo Sistema de Protocolo do Estado, no qual os controles físico e do trâmite continuavam separados, sem a possibilidade de consulta ao conteúdo dos processos.

Com o objetivo de modernizar a gestão de documentos e agilizar os processos de trabalho no âmbito do Governo de Mato Grosso, o Sigadoc permite a produção, edição, assinatura e tramitação de documentos e processos de forma totalmente eletrônica, e faz parte do Governo 100% Digital, dentro do eixo Simplifica MT, do Programa Mais MT.

As Secretarias de Estado iniciaram a implantação definitiva do Sigadoc em outubro de 2021, no entanto, ainda permanecem com necessidade de tramitação por meio físico, via protocolo, processos específicos relacionados às Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde.

O governador parabenizou a Controlaria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que lideraram o processo de implantação do Sigadoc. “Esse é o caminho. Parabéns a todos”.

Segundo o controlador-geral do Estado, Emerson Hayashida, com a implantação do Sigadoc em toda a administração estadual, a economia prevista é de R$ 30 milhões ao ano.

“É uma ferramenta fantástica, de fácil manuseio, acessível a todos, que dará mais agilidade para a administração pública. O Sigadoc dará eficiência, transparência, e economia para o Estado”, pontuou o controlador-geral.

A próxima meta, de acordo com o governador Mauro Mendes, é de que a partir de abril, todos os processos e documentos recebidos pelo Executivo Estadual de outros órgãos, Poderes e prefeituras também sejam protocolados e passem a tramitar por meio do sistema.

 

Fonte:

Deixe seu comentário