Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Inclusão

Governo de MT realiza ação para estudantes do programa Classe Hospitalar

Neste ano, além de palhaços, super-herói, picolés e presentes o clima de diversão trouxe a novidade de cães terapeutas

Publicado em 12/10/2021 às 18:04

(Foto: David Borges)

Muitos sorrisos e olhinhos esperançosos: assim começou mais um dia de ensino para os estudantes do Programa Classe Hospitalar, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Considerando os planos de ensino desenvolvidos pelas escolas, adequados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos dias 07 e 08 de outubro, a comemoração do Dia das Crianças também chegou aos hospitais Santa Casa e Júlio Müller, em Cuiabá.

Neste ano, além de palhaços, super-herói, picolés e presentes o clima de diversão trouxe a novidade de cães terapeutas.

A escolha pela temática desenvolvida pela Seduc é uma forma de proporcionar que os estudantes da rede estadual de ensino com comorbidades crônicas - e impossibilitados de frequentar uma unidade escolar - possam dar continuidade nos estudos, em momentos que, em suas particularidades, se valoriza muito mais o tratamento da doença.

Para Valéria Melli, pedagoga hospitalar, o papel de brinquedista no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças que, por hora, estão impedidos de frequentar a escola, o Dia das Crianças é um momento diferente para que os estudantes mantenham o aprendizado e a vivência similar à de quem está fora do ambiente hospitalar.

“O mês de outubro é muito esperado por todas as crianças. Sabemos que o ato de estudar para as crianças que vivem o ambiente hospitalar, devido a condição de fragilidade, muitas vezes, não é possível. Quando chegamos com alegria e contagiamos a todos do hospital o brincar se torna um fator que proporciona saúde num mundo de sentidos que é possível aprender, criar e expressar sentimentos. Promovemos ânimo, uma ação indispensável para quem vive a realidade de hospital”, destaca a profissional.

Ao falar sobre o filho, Alanna dos Reis Santos, revela que a presença de todos fez toda diferença para o dia de Davy dos Reis Alcântara, de 7 anos, em tratamento de insuficiência real. “Ele festejou cada detalhe enquanto era atendido em uma das cadeiras de hemodiálise. Tomou picolé, ficou com a língua verde falou muito do Batman e se divertiu com os bonecos e presentes. Fiquei ainda mais feliz por ver a alegria dele”, destacou Alanna.

Quando questionado do que ele mais gostou, Davy é categórico em dizer que queria ainda mais diversão. Com os olhos marejados pela presença do Batman ou dos palhaços, ele disse querer sempre a presença de todos. 


Fonte:

Deixe seu comentário