Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Chove quando?

Chuva deve chegar na segunda semana de setembro em Lucas do Rio Verde

As temperaturas para os próximos dez dias em Lucas do Rio Verde devem ficar com mínima de 18º e máxima de 38º. Sem previsão de chuvas.

Publicado em 20/08/2019 às 08:37
Atualizado em

As chuva só devem chegar no município de Lucas do Rio Verde, depois da segunda quinzena de setembro. (Foto: Reprodução: wordpress.com)

Para os luverdenses a chuva está custando a cair, com registros de chuvas em municípios vizinhos, a expectativa só aumenta. Muito se fala na famosa ‘’ chuva do caju’’ um fenômeno que acontece por causa da frente fria que vem do Sul do país, sendo considerada a primeira chuva depois da seca na região.

Geralmente a ‘’chuva do caju’’ tem início em meados de setembro, em alguns anos ela até chega antes, em agosto, por isso tanta expectativa. Esta chuva compõe o clima do Centro-Oeste e, é importante para o desenvolvimento da fruta. Sem ela, o cajueiro não consegue segurar seus frutos, comprometendo a produção.

Mas o tempo não funciona como um relógio de precisão, o início das chuvas não ocorre na mesma época, e nem com a mesma intensidade de um ano para outro. O período de chuvas no Centro-Oeste do País deve demorar mais do que o normal para chegar neste ano, é o que mostra as pesquisas da Consultoria Meteorológica do site Clima Tempo. De acordo com a previsão, as chuva só devem chegar no município, depois da segunda quinzena de setembro.  

Preocupação- Na região, o retorno da chuva é esperado por todos especialmente pelo setor agrícola, pois o plantio da nova safra principalmente  de soja, precisa ser iniciado. A chuva do início do período úmido começa a molhar a terra justamente para que se tenha condições de manejo e de plantio. Outro setor da economia que depende diretamente da chuva do período úmido é o de geração de energia hidroelétrica, uma preocupação maior para o consumidor, pois pouca chuva em geral significa conta de luz mais cara.

Nos próximos dias, as temperaturas tende a aumentar. Para os próximos dez dias em Lucas do Rio Verde, o clima deve ficar com mínima de 18º e máxima de 38º. Sem previsão de chuvas. 



Fonte:

Deixe seu comentário