Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Campanha

Lucas do Rio Verde: Dia "D" da vacinação antirrábica será em 25 de setembro

Todos os PSFs estarão abertos, das 7h às 17h, para vacinação de cães e gatos, apenas no local

Publicado em 14/09/2021 às 16:16
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura)

Donos de cães e gatos, atenção! Chegou o período do ano de colocar a vacinação dos seus pets em dia. A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde convoca toda a população para levar cães e gatos para a vacinação contra a raiva.

O Dia D da campanha será em 25 de setembro (sábado), das 7h às 17h, em todos os PSFs do município. A Vigilância Sanitária pede que os donos de pets levem a caderneta de vacinação atualizada. A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente em animais domésticos.

Para ser vacinado o animal precisa ter, pelo menos, quatro meses de vida e não estar doente no dia da vacinação. Além disso, em casos de fêmeas, o animal não pode estar gestante ou amamentando.

A Nota Técnica nº 001/2021, da Secretaria de Estado de Saúde, reforça que é proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos para serem aplicadas em casa, delegando aos mesmos a responsabilidade da vacinação de seus animais. Os donos devem levar os animais ao local para a aplicação.

A população rural será atendida nos devidos PSFs após o Dia D da campanha em cronograma a ser informado posteriormente.

A expectativa é que aproximadamente 13 mil animais sejam vacinados até o final da campanha deste ano. No ano anterior, 12.091 cães e gatos foram imunizados contra a raiva durante todo o período de vacinação.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda com um alto nível de letalidade, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

A vacinação dos animais é a melhor forma de prevenir a difusão da raiva. Dessa forma, a vacinação antirrábica é essencial não só para cães e gatos, como também é uma forma de prevenção da saúde pública. 

Fonte:

Deixe seu comentário