Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PROGRAMA LIDER

Lucas do Rio Verde sedia debate sobre desenvolvimento estratégico regional

Durante o encontro, empresários, pesquisadores e lideranças debateram a necessidade da região organizar sistema integrado de desenvolvimento regional.

Publicado em 16/10/2018 às 21:06
Atualizado em

Programa Lider já funciona em outros estados do Brasil e auxilia aumento de renda regional (Foto: Reprodução)

Durante a manhã desta última segunda-feira (15), no Auditório dos Pioneiros do Paço Municipal, aconteceu o 12º. encontro do Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional - “Gigante de Oportunidades”. A iniciativa conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE – e congrega empresários, pesquisadores e lideranças regionais em busca de arranjos de cooperação mútua voltados ao desenvolvimento de 16 municípios do centro-norte de Mato Grosso às margens da BR-163.

No encontro, que durou aproximadamente 3h, foram debatidos temas ligados ao potencial de crescimento social e econômico regional; relação da iniciativa privada com o Poder Público nas três esferas de decisão (municipal, estadual e federal); fomento aos micro e pequenos empresários; gargalos logísticos e burocráticos, e; incentivo à inovação tecnológica a partir dos centros de pesquisa instalados nos municípios envolvidos.

Falando com exclusividade ao Portal da Cidade sobre a parceria entre empresas, Poder Público e centros de pesquisa, o diretor da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, Irmão Nelso Bordignon disse que “o Programa Líder busca trazer para a região formas de desenvolvimento regional a partir do protagonismo da iniciativa privada  e do Poder Público local. Já é bastante comum em outros países esta tríade formada pela iniciativa privada, o Poder Público e os centros de ensino e pesquisa. O papel das universidades e centros de inovação tecnológica está em contribuir com avanços que tornem mais eficientes o potencial já desenvolvido e aquele que ainda pode ser explorado dentro destes grupos sociais e econômicos”.

Para o empresário João Pagotto, de Lucas do Rio Verde, “a iniciativa é uma oportunidade de ouro para nossa região. Em primeiro lugar pelo volume de informações e troca de experiências que existe em cada um desses encontros. Mas, além disso, vejo que a aproximação destes 16 municípios ao redor de interesses comuns vai favorecer a todos. Acredito que, quando formalizarmos a conclusão destas rodadas de palestras e discussões agora em novembro, teremos como levar a todos o setores da sociedade excelentes propostas de desenvolvimento comum, que é a principal meta do programa. Naturalmente que a implementação destas propostas não será realizada de um dia para o outro, vai nos exigir trabalho árduo, mas vamos conseguir”.

“O Programa Líder foi planejado pelo SEBRAE como uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico e social de regiões com potenciais semelhantes. Aqui no meio-norte de Mato Grosso temos um celeiro de oportunidades muito grande e que pode congregar todos estes 16 municípios. Reconhecemos que existem discrepâncias relevantes entre as áreas que estão diretamente ligadas à BR-163 e as cidades mais afastadas, mas temos que observar que, mesmo estes municípios mais distantes, têm muito a contribuir se implementados neles os mecanismos corretos de desenvolvimento”, comentou Claudiney Aquino, gerente da unidade SEBRAE para a região de Lucas do Rio Verde.

O último encontro da fase de estudos e apresentação do Programa Líder será em Sorriso, no início de novembro, e contará com a presença de representantes de todos os municípios envolvidos, empresários e líderes locais. O Portal da Cidade cobrirá o evento e trará todas as informações pertinentes.

Fonte:

Deixe seu comentário