Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EM SEIS MESES

Mais de 5 mil focos de queimadas foram registrados em Mato Grosso

Dados apontam que o índice aumentou nos últimos meses, registrando 5.325 episódios entre janeiro a junho deste ano

Publicado em 02/07/2019 às 04:47
Atualizado em

Número de mais de 5 mil focos de incêndio em Mato Grosso este ano indica que estado baterá recorde de episódios (Foto: Reprodução)

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso bateu o recorde em número de focos de calor nos primeiros seis meses do ano, foram 5.325 registros de janeiro a junho deste ano.

Em comparação ao mesmo período do ano passado o aumento é de 57% , onde foram registrados 3.383 focos de calor, em todo o estado.

No estado, os números também cresceram nos últimos dois meses de 2019 : em fevereiro foram registrados 709 focos; Março - 1.188; Abril - 708; Maio - 1.118; Junho - 1.026 

De acordo com a 13ª Companhia de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde, de 2018 para 2019 houve um aumento de 77% nos focos de queimadas, já nos meses de maio a junho deste ano a preocupação é maior onde índice chega à 200% .‘’ Estamos na época de seca e as queimadas florestais são proibidas, já na área urbana elas são proibidas de janeiro a dezembro’’ ressalta a tenente Nagata da 13ª CIBM.

Na próxima semana, os Bombeiros de Lucas do Rio Verde irão realizar várias ações na ‘’Semana de Prevenção Contra Incêndios Florestais’’ a Companhia irá até as escolas da cidade para levar informações sobre o tema.

Também durante a semana em parceria com o Sindicato Rural e Aprosoja, os produtores rurais também serão orientados para as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na região.  A intenção é capacitá-los para que evitem a ocorrência de incêndio florestal e, caso ocorra, saibam os procedimentos a serem adotados até a chegada dos bombeiros.

Fonte:

Deixe seu comentário