Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

informativo

Preço da soja em Mato Grosso cai 36,24%, aponta Imea

Ainda conforme o Instituto, o atual preço aplicado não cobre o custo total da safra 2022/23

Publicado em 05/07/2023 às 20:05
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Produtores rurais estão enfrentando uma triste realidade: a desvalorização constante dos grãos. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a exportação do milho no contrato jul/24, fechou em queda de 15,91%, na semana passada.

Já o preço da soja é mais preocupante. Na última semana, o valor da oleaginosa fechou na média estadual em R$ 104,96/sc, queda de 0,80%, em relação à semana anterior, pautada principalmente pela grande oferta no mercado.

Análise

O Imea também divulgou no último dia 03 (Segunda-feira), o comparativo anual, no qual a média da cotação da soja estava em R$ 142,99/sc, isso mostra que a desvalorização no preço foi de 36,24% em relação à semana do dia 29/06/22.

Motivo

O fator que motivou o "derretimento" no valor da oleaginosa foi a  combinação: recorde na produção de Mato Grosso, dos prêmios negativos, recuo do dólar e pressão da CME-Group.

Vale ressaltar que o preço praticado atualmente não cobre o custo total da safra 22/23, o que é uma preocupação para alguns produtores que ainda tem parte das despesas em aberto para a temporada. Por fim, o desdobramento da safra dos EUA continuará influenciando as cotações da soja em Chicago, e o produtor de MT deve ficar atento a volatilidade para conseguir os melhores preços.

Fonte:

Deixe seu comentário