Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

BR 163

Tráfego de veículos de passeio deve aumentar durante o feriado prolongado

Aumento esperado é de até 40% por dia. Por outro lado, previsão é que reduza em até 8% o fluxo de veículos de carga no mesmo período

Publicado em 09/10/2020 às 03:51

Fluxo de veículos de carga deve diminuir no feriado prolongadodiminuir (Foto: Arquivo/CRO)

O fluxo de veículos leves no trecho sob concessão da BR-163, que vai de Itiquira à Sinop, deve ter um aumento médio de 39,92% por dia, durante o feriado prolongado em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece entre os dias 09 e 12.10. Os dados são da Rota do Oeste e a previsão de tráfego aponta ainda que o número de veículos de carga deve sofrer uma redução de até 8% por dia, durante o mesmo período. 

A data de maior movimentação de veículos leves na rodovia é na segunda-feira, feriado do dia 12 de outubro. O levantamento da concessionária aponta uma estimativa de aumento de 77,7% no trecho sob concessão neste dia. O fluxo de automóveis também será intenso no sábado e na sexta-feira, com aumento de 50,2% e 30,3% respectivamente. O domingo representa a menor movimentação, com alta de 1,5%. Já sobre os veículos de carga, a queda no fluxo pode chegar a até 16,5%, na segunda-feira (12). Nos outros três dias do final de semana (sexta, sábado e domingo), a redução se mantém entre -5,0 e -5,3%.

A alteração no fluxo é esperada e chama a atenção dos motoristas para os cuidados antes e durante a viagem. Para evitar transtornos e atrasos, a orientação é que os motoristas entrem em contato com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Rota do Oeste pelo número 0800 065 0163, um dia antes da saída, ou ainda, algumas horas antes.

Restrição do tráfego

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), haverá restrição de tráfego das 16h às 22h, no dia 9 e 12; e das 6h às 12h, no dia 12. Segundo a portaria nacional, a restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).

Confira outras dicas de segurança:

- Cheque os freios, faróis, sinalização e limpador de para-brisas;

- Respeite os limites de velocidade;

- Fique distante do veículo da frente;

- Use cinto de segurança;

- Não use aparelhos eletrônicos enquanto dirige;

- Em caso de fumaça e interdição de pista, respeite a sinalização, redobre a atenção e não ultrapasse;

- Se beber, não dirija.

Fonte:

Deixe seu comentário