Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Alerta

Adolescentes consomem cada vez mais alimentos ultraprocessados

Com a má alimentação a prevalência da acne em adolescentes é alta, acomete em torno de 79% a 95% dessa população.

Publicado em 19/08/2019 às 00:18
Atualizado em

Adolescentes estão cada vez mais consumindo alimentos ultraprocessados. (Foto: Reprodução: pr.gov.br)

Se na infância a alimentação já é um processo que demanda paciência e muito incentivo, na adolescência, esta preocupação é ainda maior. Isso porque, alimentos Ricos em gorduras, açúcar e sódio, chegam aos adolescentes com mais facilidade, e com esse acesso fácil, também chega a chance de sobrepeso, obesidade, alterações metabólicas e outras doenças.

Na lista dos alimentos mais consumidos na adolescência, esta o macarrão instantâneo. Durante a fabricação, o macarrão instantâneo é cozido e, em seguida, passa por um processo de fritura. Por isso, ele chega ao consumidor semipronto e só precisa de três minutos de cozimento. Porém os adolescentes não sabem que, por se tratar de um preparo rápido, esse alimento passa por um processo de fritura na fabricação, que deixa a massa mais calórica. 

“É importante a orientação em casa, pois se deixar pelos adolescentes eles vão preferir comidas cheias de açúcar, salgadas e frituras. A adolescência é uma fase que também merece atenção e cuidados.’’ explica a nutricionista Elisângela Almeida.

Problemas hormonais- Com a má alimentação a prevalência da acne em adolescentes é alta, acomete em torno de 79% a 95% dessa população. O consumo frequente de carboidratos refinados (açúcar, pão, macarrão, biscoito, e chocolate podem aumentar os riscos.

Já alimentos integrais (aveia, arroz e pão integral, feijões, frutas e hortaliças) podem prevenir e até mesmo melhorar o aspecto da pele.

Na adolescência a alimentação é influenciada por diversos fatores, entre eles, os hábitos da família e amigos, e o conhecimento de nutrição. Os pais são o exemplo. Não adianta querer que os filhos sejam saudáveis se eles não demonstram isso na prática. Fazer as refeições em família em um ambiente de carinho e acolhimento faz com que o adolescente tenha uma referência positiva da alimentação. É importante que os pais, que são os provedores, na hora da compra evitem alimentos ultraprocessados, priorizando sempre a saúde de seus filhos.


Fonte:

Deixe seu comentário