Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

BOA FORMA

Alerta: Exercícios físicos feitos sem orientação podem causar danos ao corpo

De acordo com profissionais da área de saúde que atuam em Lucas do Rio Verde, complicações podem variar de simples entorses até fraturas.

Publicado em 07/11/2019 às 07:10
Atualizado em

Exercícios físicos feitos com orientação são mais eficientes, garantem profissionais de Lucas do Rio Verde (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

Um alerta àqueles que pretendem entrar em forma para as festas de final de ano e para o verão: cuidado com exercícios físicos feitos sem a devida orientação e acompanhamento de um profissional habilitado. De acordo com especialistas, a maior parte das lesões atendidas por fisioterapeutas têm como origem atividades físicas praticadas por atletas de final de semana ou por pessoas que se matricula em academias e acreditam que qualquer atividade pode ser praticada indiscriminadamente.

Programa

De acordo com o Professor Celso Jorge, dono da Academia Hangar e estudante de Educação Física, em Lucas do Rio Verde, “há muitas pessoas que querem entrar em forma para aproveitar melhor o período do verão ou até mesmo por uma questão estética neste final de ano. Então, procuram uma academia e acreditam que, em uma semana, é possível entrar em forma, mas se esquecem que têm um histórico de sedentarismo, talvez, de uma vida inteira [...] nenhuma academia séria faz milagre; ninguém chega aqui acima do peso e, em um mês, sai com o corpo de um fisiculturista [...] pessoas assim precisam, antes, de orientação para que não sejam um perigo para si mesmas, pois um exercício físico feito de maneira irresponsável por trazer danos sérios. Desenvolver um programa de atividades, sequenciais e progressivas, sob o acompanhamento de um profissional da área, segundo o biótipo de cada um, é o mais recomendado”.

Danos

A fisioterapeuta Grabriele Ulsenheimer concorda com Celso. Ela alerta para atividades físicas feitas a partir de tutoriais de internet ou feitos apenas pela vontade da própria pessoa: “há casos de que a pessoa saiu para correr pela manhã e voltou para casa com uma entorse séria em uma articulação; outros relatos contam que o paciente fraturou um osso por não fazer o exercício de maneira correta ou por acreditar que a carga estava adequada [...] o correto é que se comece uma rotina de exercícios para fortalecer a massa muscular e que este trabalho não pare no meio do caminho, caso contrário todo o esforço feito terá sido em vão. Quem deseja entrar em forma precisa estar ciente de que as atividades precisam ser constantes e com qualidade, para que os bons resultados apareçam e sejam mantidos, pelo bem da saúde do praticante”.

Para saber mais

Para maiores informações, os profissionais que participaram desta matéria podem ser encontrados da seguinte maneira: Professor Celso Jorge, telefone 65 9 9937 - 6139, pelo Instagram CT Hangar ou pelo Facebook CT Hangar, e; Fisioterapeuta Gabriele Ulsenheimer, telefone (66) 9 9618-4625 e pelo e-mail gabrieleecarolline@hotmail.com


Fonte:

Deixe seu comentário