Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Saúde

Anvisa estuda diminuir o uso de gorduras trans em alimentos

Remover a gordura trans poderia prevenir até 20.000 ataques cardíacos e 7.000 mortes por doenças cardíacas a cada ano

Publicado em 25/07/2019 às 08:04
Atualizado em

Anvisa estuda restringir gordura trans em alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda limitar em 2% o teor de gordura total nos alimentos destinados ao consumidor. A proposta divulgada na terça-feira(23) quer a implementação gradual de novos limites dessas substâncias na composição dos produtos.

Segundo a agência, as pesquisas mostram que o excesso de gordura trans (AGTs) na comida é responsável pelo desenvolvimento de problemas cardiovasculares, dentre outras doenças.

A gordura trans industrial é amplamente utilizada pela indústria de alimentos, em produtos ultraprocessados como:

sorvetes 

salgadinho de pacote

pipoca de microondas

margarina

Perigo- Segundo a OMS, um consumo de 5 gramas de gordura trans por dia aumenta em 23% o risco de doenças coronarianas (parada cardiorrespiratória, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca arritmia cardíaca).

De acordo com a Anvisa, 49 países já reduziram as gorduras trans nos alimentos. No brasil caso seja aprovada, a medida segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Até 2023 novas ações deverão ser realizadas para diminuir o ácido graxo trans industrial dos alimentos até 2023.


Fonte:

Deixe seu comentário