Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Saúde alerta

Aumenta em quase 600% o número de casos de dengue no país

Em Lucas do Rio Verde, o registro de casos é maior, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Publicado em 12/09/2019 às 08:25
Atualizado em

Casos de dengue aumentam quase 600% no Brasil em 2019, aponta Ministério da Saúde. (Foto: Governo de Mato Grosso/Reprodução)

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de casos de dengue aumentou 599,5% no em 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado. Grande parte dos casos de dengue deste ano foram causados pelo subtipo 2 da doença, que não circulava em escala nacional desde 2008 (quando somos infectados pela dengue, adquirimos imunidade permanente para aquele subtipo e imunidade temporária para os demais) com a volta de um subtipo que não era visto há muito tempo e a baixa nos casos de dengue em 2017 e 2018, o número de pessoas suscetíveis à doença aumentou

Em Lucas do Rio Verde, o número de casos de dengue, registrados de janeiro a agosto, somaram 373 notificações, sendo que 125 casos foram positivos, e 114 descartado. Outros 134 estão aguardando as sorologias ficarem prontas, que podem confirmar ou descartar.

“Houve um crescimento de casos de dengue muito significativo no município em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso está relacionado com a mudança do perfil do mosquito transmissor da doença, pois mesmo com o período de seca, que não é propício para o mosquito, nós recebemos notificações. A nossa preocupação é maior com a chegada das chuvas” – disse Soeli Tomazi da Vigilância Epidemiológica, ao Portal da Cidade.

A Vigilância em Saúde orienta a população com dicas simples para evitar a proliferação do mosquito:

Evite o acúmulo de água - coloque as garrafas com a boca para baixo. Mantenha o quintal limpo, ajunte todas as folhas. Se tiver animais de estimação, lave as vasilhas de água do animal todos os dias.

Coloque areia nos vasos de plantas - vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Coloque areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Seja consciente com seu lixo - descarte o lixo no local certo. Hoje na cidade tem diversos contentores com a opção lixo úmido e reciclável. Lixo, entulho e pneus velhos, devem ser descartados corretamente.

Soeli Tomazi, Vigilância Epidemiológica de Lucas do Rio Verde

#ficaadica

Para um cuidado maior o uso de repelente é indicado. Se cada um fizer a sua parte, esses números vão diminuir, e menos pessoas serão vítimas desse mosquito".

Soeli Tomazi, Vigilância Epidemiológica de Lucas do Rio Verde


Fonte:

Deixe seu comentário