Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

INCLUSÃO

Câmara aprova PLM e unidades de saúde luverdenses terão intérpretes de LIBRAS

Segundo o autor do Projeto, Dr. Jaime Floriano (PDT), “é justo que o paciente portador de deficiência receba a informação clara de seu médico”.

Publicado em 19/12/2018 às 02:00
Atualizado em

Projeto de Lei Municipal apresentado por Jaime Floriano (PDT) atende a determinação legal federal (Foto: Reprodução)

Foi aprovado pelos vereadores de Lucas do Rio Verde, na última sessão extraordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Lei Municipal 49/18, que determina a presença, em cada unidade de saúde da cidade, de um profissional habilitado em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

A ideia surgiu como forma de atendimento ao artigo 30 da Lei Federal 10.436/02, que garante o atendimento adequado a todos os portadores. Conhecida como “Lei de LIBRAS”, que diz: As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

COMUNICAÇÃO CLARA - Na justificativa da proposta, o vereador Jaime Floriano (PDT) explica que é justo “beneficiar o paciente que vai à unidade de saúde, que é internado, para que se tenha uma relação médico/paciente mais próxima e mais clara. Para tanto, podemos treinar profissionais de saúde para que usem a linguagem de sinais para facilitar esta comunicação”.

Ele também usou como argumento, o fato de muitas escolas no Brasil já contarem com profissionais habilitados em LIBRAS para atender alunos portadores de necessidades especiais de fala e audição.

Agora, o Projeto de Lei segue para o Gabinete Municipal e espera pela sanção do prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD).

Fonte:

Deixe seu comentário