Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Campanhas de vacinação contra a pólio e multivacinação seguem até final do mês

Em Lucas do Rio Verde, 4.935 crianças estão aptas a receber o imunizante contra a Poliomielite

Publicado em 09/09/2022 às 13:55

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa, nesta quinta-feira (08), que as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 se estenderam até o dia 30 de setembro. A mobilização estava programada para se encerrar na próxima sexta-feira (09), mas o prazo foi estendido por causa da baixa adesão do público-alvo.

Com a ampliação da duração das campanhas, pretende-se aumentar a cobertura vacinal, sobretudo a da poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil. O objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar 95% ou mais do público-alvo, já que em Lucas do Rio Verde 4.935 de crianças estão aptas a receber o imunizante.

Para a secretária Drª Fernanda Heldt Ventura, os pais ou responsáveis precisam levar as crianças e adolescentes para atualizarem a Caderneta de Vacinação. “Pedimos o empenho de todos para que vacinem as crianças. A vacina da pólio previne contra a paralisia infantil, uma doença que está erradicada no nosso país. Levem seus filhos até uma unidade de saúde, veja se a caderneta está em dia, vacine-se”.

A supervisora de Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, explica que, assim como a vacina da poliomielite, a campanha de multivacinação também é importante. “Todas essas campanhas se encerrariam no próximo dia 9 de setembro, mas o Ministério da Saúde fez essa prorrogação até o dia 30 de setembro. Então, os pais terão mais uma vez a oportunidade de vacinar os seus filhos”, pontua.

Multivacinação

Para multivacinação, a estratégia é atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos.

Sobre a pólio

A poliomielite, também chamada de "paralisia infantil", é uma doença altamente contagiosa e incurável, transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida.

O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular.

A grande maioria dos casos é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves e semelhantes a outras doenças virais comuns, como a gripe. Alguns dos sintomas são: dor de cabeça, dor de garganta, febre, coriza e náuseas. Esses casos são, geralmente, em crianças muito pequenas, já quando a infecção ocorre em adolescentes ou adultos, a forma paralítica da doença ocorre com mais frequência.

A transmissão do poliovírus acontece pelo contato direto de pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral, através de gotículas expelidas ou ainda na ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus. Desta forma, cuidados básicos como lavar as mãos e alimentos são muito importantes.

Fonte:

Deixe seu comentário