Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

RISCO MUITO ALTO

Com 714 confirmações, Lucas é o 5º município com mais casos de Covid-19

Município permanece entre os classificados como de risco muito alto para o novo coronavírus

Publicado em 03/07/2020 às 08:42

Até esta quinta-feira (02) Lucas do Rio Verde tinha confirmado 714 positivos de Covid-19 (Foto: Reprodução)

O boletim de classificação do panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso mostra que Lucas do Rio Verde se mantém entre os 25 municípios considerados como de risco muito alto para a doença. Até esta quinta-feira (02) o município tinha 714 casos confirmados, sendo o quinto com maior número de notificações positivas. O documento foi divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) 

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Além de Lucas do Rio Verde, fazem parte desse grupo de risco muito alto para contaminação do Covid-19 Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Campo Verde, Tangará da Serra, Sinop, Peixoto de Azevedo, Colíder, Querência, Guarantã do Norte, Poxoréo, Marcelândia, Mirassol D’0este, Claudia, Sapezal, Jaciara, Campo Novo do Parecis, Juruena e Porto Esperidião.

O Governo de Estado publicou decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19. O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela.

Veja a tabela de classificação de risco por município 


Recomendações e cuidados 

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- Usar máscara quando sair de casa;

- Evitar aglomerações;

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte:

Deixe seu comentário