Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Saúde

Com novos aparelhos laboratório Municipal está entre os mais modernos da região

Tecnologia de ponta voltado para as áreas de bioquímica, imunologia e hematologia em Lucas do Rio Verde

Publicado em 26/07/2019 às 02:19

Laboratório Municipal de Lucas do Rio Verde recebe três novos equipamentos. (Foto: Reprodução: Ascom/Prefeitura de Lucas do Rio Verde)

A chegada, na primeira quinzena de julho, de três aparelhos modernos, de alta precisão de resultados, rapidez e eficiência colocam o Laboratório Municipal de Lucas do Rio Verde entre os mais modernos da região, proporcionam maior autonomia na coleta e análise de exames e, principalmente, comodidade e economia para os pacientes. O ineditismo da aquisição dos equipamentos com tecnologia de ponta voltado para as áreas de bioquímica, imunologia e hematologia por meio de contrato de comodato também reduzirá custos e assegurará maior eficácia tanto em manutenção preventiva como corretiva.

Na opinião do secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, os novos equipamentos produzirão um impacto direto e significativo na melhoria dos tratamentos de saúde dos cidadãos luverdenses. “São máquinas extremamente modernas que permitirão não só aumentar a capacidade produtiva do nosso laboratório como diversificar os tipos de exames realizados, inclusive de alguns que precisávamos encaminhar para laboratórios fora do município, dando fim a uma espera de vários anos por esta modernização nos serviços prestados”, declara.

“Ter equipamentos tão modernos dentro do setor público é a realização dos sonhos de todo profissional”, resume a bioquímica Bruna Ferreira, que avalia que os ganhos serão enormes para os pacientes e para o município visto que os novos aparelhos trazem maior exatidão e precisão nos resultados. “Além de extremamente confiáveis, vamos entregá-los em menor prazo porque esses equipamentos são mais rápidos que os outros que eram utilizados e com a mesma qualidade que outros laboratórios acreditados”, comemora.

O aparelho de imunologia, segundo a profissional, representa uma inovação nos serviços prestados pela Saúde de Lucas do Rio Verde. “Vamos inicialmente começar fazendo sorologia de gestante, que são os exames de toxoplasmose, citomegalovírus, HIV, rubéola, hepatite B e C, e a máquina também está preparada para fazer dosagem de T3, T4 e T4 Livre, que são exames hormonais.”

A alta tecnologia do equipamento de bioquímica permite que o Laboratório Municipal realize exames de perfil lipídico, de amilase, de fosfatase alcalina e de ácido úrico, que antes obrigavam o paciente a pagar pelos exames feitos por outros laboratórios locais e, às vezes, ainda dependia da remessa do material para fora de Lucas do Rio Verde.

Com maior capacidade operacional, o aparelho de hematologia aumentará o número de hemogramas e a precisão de resultados. Além disso, sua tecnologia permite auxiliar no diagnóstico de malária.

O próximo passo, segundo o secretário Bespalez, será a realização de interfaciamento dos dados, que é a integração das informações dos equipamentos com o sistema de informatização da Secretaria de Saúde, permitindo mais agilidade na entrega de resultados dos exames.


Fonte:

Deixe seu comentário