Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Em Lucas

Com o aparecimento de caramujos africanos Vigilância alerta para cuidados

O molusco é hospedeiro de parasitas transmissores de doenças que podem levar à morte.

Publicado em 19/01/2020 às 22:29
Atualizado em

O molusco é hospedeiro de parasitas transmissores de doenças que podem levar à morte. (Foto: Reprodução)

Em Lucas do Rio Verde, os 'caramujos africanos' sobem  em muros e invadem casas, mas o que muitas pessoas não sabem, é que o molusco, pode provocar uma infecção causada pelo verme Angiostrongylus costaricensis, agente causador de doenças como a Angiostrongilose abdominal e a Meningoencefálica Humana (Meningite).

Por este motivo a Vigilância Sanitária faz um alerta. “Orientamos os moradores quanto ás medidas de prevenção que devem ser tomadas com esses animais. A principal dica é evitar qualquer contato com este caramujo, pois o liquido que ele secreta para se locomover pode conter vermes, que causam doenças", explica o médico veterinário, Cleber Fernando Ananias.

Reprodução: A cada 2 meses, um caramujo põe 200 ovos e, após 5 meses, os filhotes viram adultos e começam a se reproduzir. O caramujo é resistente à seca e ao frio, tendo como local preferido  terrenos baldios, plantações abandonadas, sobras de construções, pilhas de telhas e de tijolos.

Ao se instalar em hortas e pomares, o caramujo pode contaminar verduras, frutas e disseminar doenças. "É importante lavar bem as verduras e frutas antes de consumi-las e deixar de molho por 30 minutos em uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Em caso de dúvida, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou a Vigilância Sanitária", concluiu o médico veterinário.

Uma dica importante é usar cal para quem possui plantação ou canteiro de mudas nativas. O cal não destrói a planta nem o solo. Para prevenir a proliferação do caramujo, deve-se manter quintais/terrenos sempre capinados e limpos.

Fonte:

Deixe seu comentário