Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Fonte de Saúde

Além de muito nutritivo o pequi também é um bom negócio em Lucas do Rio Verde

Sua polpa tem o dobro de vitamina C de uma laranja. O Pequi também é rico em vitamina A.

Publicado em 06/10/2019 às 04:30
Atualizado em

Para escolher o pequi é necessário observar as características: cor amarelo vivo, sem presença de manchas e polpa intacta (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Em  Lucas do Rio Verde nesta época do ano, já é possível observar os frutos amarelinhos sendo comercializados. Nativo do cerrado brasileiro, ele é símbolo da cultura de vários estados como Tocantins, Goiás, Mato Grosso mas também faz parte da culinária de Minas Gerais, estamos falando do "pequi".

Geralmente, o pequi é consumido junto com outros alimentos, como frango e arroz, e está em vários tipos de receitas gastronômicas mineiras e goianas. Considerado um dos frutos mais importantes do Cerrado e da Caatinga, o pequi também é fonte de renda para muitas famílias brasileiras. Há cinco anos, João Bosco comercializa melancia e abacaxi pelas ruas da cidade, mas ressalta que o pequi é o campeão de vendas.

“É um produto que não tem erro, quem gosta para e compra, quando leva mais do que uma bandeja ganha um desconto especial. Alguns não gostam de pequi, porém a maioria dos luverdenses é apaixonado pela fruta”, disse o vendedor João Bosco, ao Portal da Cidade.   

João Bosco comercializando pequi na Av. Mato Grosso em Lucas do Rio Verde (Foto:Portal da Cidade)

Para a nutricionista Cibele Amaral, além do seu sabor e aroma marcante, o pequi possui uma rica composição nutricional, que pode fazer muito bem à nossa saúde. “Entre os seus nutrientes podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C, minerais como cobre, sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de fibras, proteínas, carboidratos, ácidos linoleico e oleico, carotenoides e ácidos graxos monoinsaturados, segue abaixo as propriedades do pequi: 

  • Protege o coração: Devido às boas quantidades de ácidos monoinsaturados em sua composição, o pequi pode ajudar a proteger o coração contra diversos tipos de doenças, entre elas, a hipertensão, AVC aterosclerose, derrames e ataques cardíacos. 
  • Controla a pressão sanguínea: Outro benefício importante do consumo de pequi é no controle da pressão sanguínea. Por conter minerais como o potássio em sua composição, que possuem efeitos anti-inflamatórios, o fruto pode auxiliar no alívio da tensão sobre os vasos sanguíneos, ajudando-os a relaxar, o que resulta em um aumento do fluxo sanguíneo e melhora da pressão sobre o coração. 

Fruto maduro ainda na casca (Foto:Portal da Cidade)

  • Alivia dores musculares: O consumo de pequi, especialmente na dieta de atletas e praticantes de atividades físicas regulares, também pode ajudar a combater inflamações nos músculos articulações. Além disso, pacientes que sofrem com artrite e outras condições inflamatórias também podem se beneficiar dos efeitos do fruto e aliviar as dores no corpo. 
  • Melhora a visão: O pequi é uma excelente fonte de vitamina A e antioxidantes, como é o caso do betacaroteno e dos carotenoides, que podem fazer muito bem às nossas células oculares por combater os radicais livres. Portanto, ao consumir o fruto de forma regular na alimentação, você pode melhorar a visão e prevenir problemas que afetam a retina”. 
  • Faz bem para a pele: Graças ao alto teor de vitamina A e tocoferol presentes em sua composição, esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes poderosas, que podem proteger essas regiões dos danos causados pelos radicais livres, como manchas, rugas, linhas de expressão, sulcos e outros sinais do envelhecimento do precoce, além de auxiliar na melhor cicatrização de feridas, lesões e eczema.
  • Melhora a digestão: O pequi é um fruto rico em fibras, nutrientes presentes na maioria dos legumes e frutas. Por isso, ele também pode ser muito útil para melhorar a digestão, já que atua no bom funcionamento geral do nosso sistema digestivo. 

Cuidado!

 Para comer o pequi é  preciso ter bastante cuidado. Isso porque o seu caroço apresenta pequenos e inúmeros espinhos que podem ferir seriamente a língua e os lábios, por isso a dica é: em vez de morder o pequi, deve-se roê-lo. Isso evita que os espinhos machuquem a boca. 

Cibele Amaral, nutricionista na Estética Magrass em Lucas do Rio Verde

Escolha certa!

Na hora de comprar o pequi, escolha as polpas intactas, sem manchas, e bem amarelas".

Cibele Amaral, nutricionista na Estética Magrass em Lucas do Rio Verde

Fonte:

Deixe seu comentário