Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SAÚDE

Compra de medicamentos por consórcio traz economia a Lucas do Rio Verde

Com economia de 18% em relação a 2017, Lucas do Rio Verde aumentou 15% a oferta de medicamentos este ano. Resultado da parceria com o Consórcio Teles Pires

Publicado em 24/11/2018 às 03:43
Atualizado em

Em um ano, parceria entre Consórcio de Saúde Teles Pires e Prefeitura de Lucas do Rio Verde aumentou oferta de medicamentos e reduziu custos de aquisição (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Uma parceria entre o Consórcio de Saúde Teles Pires e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde conseguiu reduzir os custos dos medicamentos adquiridos pelo município em 2018. A economia é comemorada pela Secretaria de Saúde, que, além disso,aumentou o volume de medicamentos adquiridos.

Segundo dados levantados com exclusividade pelo Portal da Cidade junto ao Consórcio, em 2017 foram investidos R$ 389,3 mil para a aquisição de 2,6 milhões de unidades de medicamentos; já em 2018 esse custo caiu para R$ 316,8 mil, mas o volume de medicamentos saltou para mais de 3 milhões de unidade. Isso representa, segundo cálculos apresentados pelo Consórcio Teles Pires, uma economia para o município de um ano para o outro da ordem de 18%, e um acréscimo no total de medicamentos adquiridos de 15%.

Os recursos destinados a essa aquisição são provenientes de duas fontes: a primeira é gerada aqui mesmo no município e correspondeu a 65% do total investido; os outros 35% têm origem em transferências feitas pelo Ministério da Saúde. Com a economia ampliamos a oferta de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, medicamentos de combate à hipertensão, diabetes e outras doenças”, comentou com a equipe de jornalismo do Portal da Cidade o secretário de Saúde de Lucas do Rio Verde, Rafael Bespalez.

Solimara Moura, secretária executiva do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires, destaca a relevância do trabalho realizado pela holding pública no sentido de proporcionar a aquisição dos medicamentos em condições mais favoráveis para os municípios participantes: “Nossa principal meta com o Consórcio é estabelecer meios para que os municípios participantes consigam atender suas crescentes demandas sem aumentar tanto os gastos ou, se possível, como o que aconteceu agora com Lucas do Rio Verde, fazendo economia. Tudo isso faz parte de uma política muito séria da nossa parte que prioriza o fortalecimento da credibilidade que angariamos junto aos fornecedores e prestadores de serviço (...) assim, temos lastro para buscar preços melhores. Quem ganha com isso, naturalmente, é o contribuinte”.



Fonte:

Deixe seu comentário