Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Momento Saúde

Confira 5 dicas saudáveis para aderir em 2024

A rotina saudável ajuda no bem-estar físico, mental e social

Publicado em 28/12/2023 às 21:05
Atualizado em

(Foto: Reprodução internet)

O processo de emagrecimento não é fácil. Só quem já esteve ou está acima do peso sabe o tanto que é difícil seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos.  No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 60% dos adultos já têm excesso de peso (sobrepeso), e que um em cada quatro adultos tenham obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas.

O MS também classifica a obesidade como o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Porém, a má compreensão da obesidade tem sido um desafio para quem está acima do peso e precisa emagrecer. Afinal,  não se trata apenas de um processo "simples", pois envolve diversos fatores como genéticos, biológicos, emocionais e até culturais.

Mude essa realidade!

Se você sofre com o excesso de peso, ou pretende ter uma vida mais saudável, o primeiro passo é buscar ajuda profissional para iniciar esse processo.

Mudanças de hábitos

Outro ponto muito importante é a mudança de hábitos. Para isso, separamos algumas dicas saudáveis e fáceis de seguir. Confira!

Coma de tudo, mas não tudo: É fundamental levar em consideração que alimentos como arroz, feijão, legumes, carnes, frutas e verduras são fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Dica: Evite alimentos muito calóricos como frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas. 

Pratique algum exercício

A combinação de uma alimentação saudável e adequada e a prática regular de atividade física, serão sempre os melhores hábitos. Para se adaptar, opte por um exercício de sua  preferência e comece aos poucos, respeitando seus limites.

Dica: Pode ser uma simples caminhada, uma ida à academia ou até mesmo uma tarde divertida jogando futebol com os amigos. O importante é mover-se!

Fuja das dietas radicais!

Dieta do ovo, da sopa, da água com limão, entre outras tantas. Quem nunca tentou?

Na internet por exemplo, existem inúmeras "dietas radicais" que prometem a perda absurda de peso em poucos dias. Mas, o que realmente acontece é o desgaste físico e mental e prejuízos à saúde. E quem se arisca a tentar, também se depara com a frustração de que todo o suposto "esforço" não resultou em nada.

Dica: Somente um profissional da área da saúde habilitado poderá lhe recomendar uma dieta.

Consumo de água

Estudos comprovam que beber 2 litros de água ou mais por dia contribui e muito na perda de peso, além de hidratar a pele. Com isso, a mudança de hábito pode começar pelo consumo adequado de água por dia.

Dica: Separe uma garrafinha e marque a quantidade ingerida por dia.

E os chás?

Segundo o livro Desmistificando dúvidas sobre Alimentação e Nutrição, o chá verde ( Camellia sinensis ) possui ações antioxidantes, termogênicas, anti-inflamatórias, antiateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes e anticancerígenas. Ainda segundo a publicação, as substâncias presentes nos chás verde, branco, amarelo, vermelho e preto auxiliam na redução da gordura corporal e na diminuição do peso corpóreo.

Em relação ao chá de hibisco, estudos têm demonstrado efeitos terapêuticos, como: diurético, hepatoprotetor, hipocolesterolêmico (redução do colesterol), antihipertensivo, anticarcinogênico e antioxidante, entre outros. Sua ação diurética pode auxiliar na redução da retenção de líquidos e do inchaço de membros inferiores e superiores. 

Dica: Embora auxiliem na perda de peso, os chás devem ser consumidos com muita moderação.

Fonte:

Deixe seu comentário