Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Chá Valeriana

Conheça as propriedades do chá que ajuda a tratar o estresse e a ansiedade

O chá de valeriana é uma opção natural para tratar ansiedade, especialmente nos casos mais leves ou moderados.

Publicado em 21/01/2020 às 02:11
Atualizado em

Benefícios de beber o chá incluem melhora do sono e diminuição do estresse. (Foto: Reprodução)

Os chás colaboram para que o organismo se mantenha equilibrado, fortalece o sistema imunológico e ainda diminui o surgimento de doenças, seja um simples resfriado até casos de depressão. Em meio a tantas opções medicamentosas, o famoso 'chá' ainda é um dos principais recursos, quando o assunto é mal-estar.

De acordo com a nutricionista Patrycia Miehe, da PróSaúde, Produtos Naturais, "o chá de valeriana, vem se tornando uma alternativa natural para tratar ansiedade, já que esta é uma planta rica em propriedades sedativas e calmantes que ajudam a evitar o estresse, especialmente nos casos leves ou moderados". E que entre as opções, "o valeriana é um dos calmantes e tranquilizantes mais indicado, pois o chá também pode ser utilizado para facilitar o sono e aliviar a tensão física e mental", explica a nutricionista.

Como fazer: Em uma xícara de água fervente, acrescente uma colher de chá de valeriana. Deixe em infusão, tampada por cinco minutos, depois coar.

Dica: Qualquer chá, deve ser ingerido ainda morno, logo após ficar pronto. Isso evita que o ar destrua os componentes ativos e as propriedade da planta.

Sem exageros: O chá de valeriana pode ter efeitos colaterais tais como: náuseas, tonturas, vômitos, fadiga e indisposição gastrointestinal. O chá também não é indicado para grávidas, pessoas que possuem alergias respiratórias e crianças menores de três anos.


A profissional também ressalta, que os chás devem ser tomados com cautela. "Os chás podem ter efeitos positivos sobre a saúde. Mas se não forem usados corretamente, podem acarretar problemas. Isso ocorre, principalmente, quando tomados em excesso" alerta.


Na PróSaúde Produtos Naturais, você vai encontrar mais de 160 tipos de chás benéficos para a sua saúde, além de ter um profissional capacitado para auxiliar na escolha certa.

Fonte:

Deixe seu comentário