Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Imunização

Primeira etapa de vacinação contra o sarampo já acontece em Lucas do Rio Verde

Durante a campanha adultos e crianças serão vacinados.

Publicado em 07/10/2019 às 21:54
Atualizado em

Em Mato Grosso, será realizada em duas etapas, considerando os grupos alvo de vacinação (Foto: Reprodução/mt.gov.br)

A Campanha Nacional contra o Sarampo já começou, em Lucas do Rio Verde duas etapas serão realizadas, na primeira fase crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), deverão receber a imunização até o dia 25 de outubro. Já no período de 18 a 30 de novembro será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

 "Todos os PSF estarão vacinando essa faixa etária, inclusive as unidades localizadas no interior: A expectativa é atualizar a caderneta vacinal da população preconizada para a vacina, principalmente as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, em caso de dúvidas orientamos os pais ou responsáveis para procurarem a sua unidade de saúde com a caderneta de vacinação da criança", orientou a supervisora da Vigilância em Saúde Keli Paludo, ao Portal da Cidade.

Com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país, durante a campanha será analisada a situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Sintomas de sarampo

Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O Dia D da vacinação está marcado para o dia 19 de outubro, em todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde. 

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 


 

Fonte:

Deixe seu comentário