Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Alerta

Crianças menores de um ano devem ser vacinadas contra sarampo

Crianças de seis meses a menores de um ano de idade que vão se deslocar para estados com surto da doença, devem ser vacinadas.

Publicado em 15/08/2019 às 07:26
Atualizado em

Crianças de seis meses a menores de um ano de idade que vão se deslocar para municípios com surto de sarampo devem ser vacinadas. (Foto: Reprodução: pe.gov.br)

O Ministério da Saúde, recomenda que as crianças de seis meses a menores de um ano que vão se deslocar para municípios que apresentam casos confirmados de sarampo sejam vacinadas contra a doença, com uma dose da vacina tríplice viral. Reforça-se que a dose da vacina tríplice viral administrada nessa faixa etária não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

Essa medida é válida para todo o país. Diante desta decisão, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, se posicionou para reforçar esta informação. ‘’Orientemos os pais ou responsáveis por crianças de seis meses a menores de um ano, que forem se deslocar para os municípios que apresentem surto ativo da doença, que procurem os PSFS, para realizar a imunização. A primeira dose da vacina tríplice viral é aplicada em crianças com um ano de idade(12 meses) e a segunda dose com um ano e três meses(15 meses de vida) Já neste caso, a criança ficará com três doses da vacina, que deverá ser aplicada 15 dias antes da viajem.’’ orientou a supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo.

A vacinação de rotina deve ser mantida conforme as indicações estabelecidas no Calendário Nacional de Vacinação, independentemente do planejamento de viagem a com surto ativo de sarampo ou não. Os estados que apresentam surto ativo de sarampo são: Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.

Apesar do empenho registrados pelos estados e pelos municípios afetados para interromper a circulação do vírus do sarampo, ainda há 1.707 casos em investigação, o que evidencia a necessidade de reforçar as ações de proteção contra a doença. Em 2019, o vírus do sarampo continua em circulação. Dados do Ministério da Saúde apontam, que até 27 de julho de 2019, 646 casos foram confirmados, sendo que o surto se mantém ativo em 39 municípios.


Fonte:

Deixe seu comentário