Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar e os cuidados necessários

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde não descarta o estado de alerta aos munícipes

Publicado em 31/08/2022 às 10:19
Atualizado em

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio Defesa Civil do Município, está orientando a população a se resguardar durante o período de baixa umidade relativa do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice atingiu a marca de 10% apenas no mês de agosto.

A Prefeitura não descarta o estado de alerta aos munícipes, já que para o mês de setembro a umidade relativa deverá manter-se entre 17% e 10% e marcar máximas de até 36º C durante o fim de semana.

Nesta terça-feira (30), a massa de ar seco que cobre quase todo o estado de Mato Grosso garante uma tarde de sol forte e calor em Lucas do Rio Verde. No momento, os termômetros indicam que podem chegar aos 36º C, onde a umidade relativa do ar fica em torno de 10% e sem chances de chuvas.

De acordo com o boletim do Instituto de Meteorologia, o nível de umidade do ar está em queda dificultando a formação e crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Lucas do Rio Verde, Edgar Savaris, neste período, alguns cuidados devem ser redobrados para evitar complicações.

“Sabemos que começamos o período de estiagem no dia primeiro de junho, que é o período em que o tempo fica mais seco, mais quente, onde os focos de incêndio aumentam, causando a baixa umidade do ar e, por isso, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, tomando algumas precauções para manter o bem-estar”.

Para reduzir os riscos de danos à saúde causados pela baixa umidade, alguns cuidados são fundamentais, nos ajudando a viver com mais qualidade de vida em um dos períodos mais secos do ano. No inverno, embora a temperatura fique mais amena em muitas regiões do Brasil, a umidade do ar cai drasticamente.

Com o clima assim, nosso organismo acaba sofrendo como um todo. Por isso, é importante redobrarmos a atenção em relação a alguns cuidados. Além de aumentar a ingestão de líquidos, especialmente de água, listamos algumas dicas para amenizar a baixa umidade.

Conforme a agente de saúde, Fátima Figueiredo, do PSF IV Alvorada, para evitar a desidratação, é preciso beber muita água, mesmo sem estar com sede. “Sempre se hidrate, além disso, na hora das refeições, escolha alimentos (frutas e vegetais) ricos em água. Melão, melancia, laranja, abobrinha, entre outros, são bons exemplos. É importante também ter muita atenção à hidratação de crianças e idosos”, pontua.

Caso não tenha um aparelho de umidificar o ambiente, podem ser usadas toalhas molhadas ou vasilhas com águas dentro dos quartos, próximo das camas.

A prática de exercícios físicos deve ser evitada entre 10h até às 16h, especialmente se for ao ar livre, em centros urbanos, onde a concentração de poluentes no ar é naturalmente maior. Prefira o início da manhã ou fim da tarde.

Outras cidades

A cidade de Sinop deve marcar para o fim de semana mínima de 23° C e máxima de 36° C, sem possibilidade de chuva, mas com céu parcialmente encoberto pela névoa seca.

Rondonópolis terá mínimas de 19° C e 20° C e máxima que não deve passar de 35° C, sem chances de chuva e com a umidade do ar chegando a 13%.

Proibição de Queimadas

Além destas orientações, a Defesa Civil aproveita para reforçar sobre a proibição das queimadas neste período, onde a umidade do ar é baixa e a vegetação está muito seca.

Fonte:

Deixe seu comentário