Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

depressão

A espiritualidade pode ajudar no tratamento da doença

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 300 milhões de pessoas sofrem algum tipo de depressão no mundo

Publicado em 28/07/2019 às 08:04
Atualizado em

Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS) mais de 300 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de depressão no mundo (Foto: Reprodução- Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais )

A Doença que foi considera pela ciência como a ‘’doença do século’’, afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, embora seja um problema conhecido, a depressão também enfrenta críticas e já virou alvo de muitas discussões.

Sintomas- Os sintomas como tristeza profunda, cansaço, desânimo e ansiedade, são os mais apresentados pelos pacientes que muitas vezes só buscam por atendimento médico quando o quadro já está bastante avançado, e há quem resista em aceitar o tratamento.

Outro problema enfrentado por pacientes com depressão, é a falta de apoio emocional dos familiares e pessoas próximas, muitos encontram dificuldade no convívio por conta dos sintomas: queixas, raiva, tristeza, e em alguns casos mais avançados os pacientes apresentam ataques verbais e físicos, embora seja um desafio, o apoio familiar é fundamental.

Na ciência, a depressão pode ter origem psiquiátrica ou espiritual,  sua cura pode ser alcançada com o uso de antidepressivos e com psicanálise, mas também com tratamento espiritual. O tratamento receitado pelo psicólogo ou psiquiatra, é indicado de acordo com o diagnóstico de cada paciente.

Uma pessoa com depressão sofre com os sintomas capazes de interferir na vida emocional, na capacidade de trabalhar, estudar, comer e dormir. Atualmente existem mais de 30 opções de antidepressivos disponíveis, sendo que as substâncias utilizadas não costumam incapacitar o paciente nem causar vício ou euforia. Algumas pessoas têm certo receio em fazer uso de medicamentos desse gênero com medo de ter dependência.

De acordo com o médico especialista na área da psiquiatria, Doutor Wagner Godoy, a depressão é a doença que mais incapacita no mundo.

‘’A depressão apresenta sintomas que são muito evidentes em nosso dia a dia, e que pode ser percebida em pessoas que convivem ao nosso redor como amigos e familiares, os sintomas como tristeza profunda, a falta de sono ou o aumento dele, e a falta de interesse por coisas que antes eram interessantes, são indícios de uma depressão’’. Disse Wagner.

Muito se acredita na cura através da medicação, mas estudos estão comprovando que o lado espiritual pode ajudar em alguns casos, até mesmo curar pacientes com depressão.

‘’Só com os medicamentos é difícil chegar a cura, mas a medicação junto com a psicoterapia, o fortalecimento religioso, a atividade física dentre outras ações, podemos obter bons resultados no tratamento, como médico vejo a espiritualidade como um somatório dentro dos aspectos ’’. ressaltou Dr. Wagner.

Estudos revelam que os pensamentos (psicológico) influenciam muito na saúde humana, alguns comportamentos adotados por pessoas com depressão, podem ajudar na melhora do quadro da doença, e isso inclui a espiritualidade, o fortalecimento da fé e daquilo que se acredita. Acreditar na cura, acreditar que é possível sair desta situação ou superar algum momento difícil é o começo para obter bons resultados no tratamento.

É preciso entender que a depressão é uma doença, o paciente não escolhe ter depressão, ela simplesmente acontece por diversos fatores. Por isso o tratamento com médico psiquiatra é tão importante para iniciar um tratamento.


Fonte:

Deixe seu comentário