Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Dia D da Semana do Bebê reúne famílias no Parque de Exposições

Nos próximos dias, continuarão a ser realizadas atividades nas salas de espera dos PSFs

Publicado em 19/08/2022 às 11:49

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedida. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Pensando nisso, as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação de Lucas do Rio Verde, com apoio das demais secretarias, realizaram, nesta quinta-feira (18), o dia D da Semana do Bebê, no pavilhão do Parque de Exposições Roberto Munaretto.

Na ocasião, tiveram palestras com temas variados como: amamentação, pontuando mitos e tabus; rede de apoio e problemas comuns durante o período do aleitamento materno; fases do trabalho de parto; a importância da saúde bucal; nutrição da gestante; e também as medidas não farmacológicas para o alívio da dor no trabalho de parto.

Para o prefeito Miguel Vaz, o Dia D foi uma forma de ampliar ainda mais as ações que já acontecem nos PSFs. “Ter todas essas atividades concentradas em um só local faz com que a sociedade seja despertada para o objetivo desse evento, atendendo as necessidades para o desenvolvimento das crianças. Essa mobilização é também uma forma de evidenciar o que é feito dentro dos PSFs. E aqui, além da Saúde promover ações para as crianças, tem também atividades para as pessoas que estão envolvidas com esse processo, a exemplo do pai. É uma grande iniciativa, a secretaria está de parabéns”, afirmou.

Importante pontuar que a Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Selo Unicef para assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade e é uma ação de validação obrigatória na metodologia do Unicef.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Gláucia Accordi, o objetivo é levar conhecimento. “Durante todo o mês de agosto, as equipes de saúde estão mobilizando as famílias com objetivo de fazer orientações sobre os benefícios da amamentação e os cuidados da primeira infância. Essa ação é em atendimento às demandas do Selo Unicef e um momento oportuno de memorizar algo tão importante que é a gestação”, pontua.

O Município de Lucas do Rio Verde está dando prioridade, em suas ações, ao direito de cada criança recém-nascida a sobreviver e se desenvolver. “A atenção integral nessa faixa etária influencia em diversos fatores, como no sucesso escolar, no desenvolvimento de resiliência e autoestima necessários para continuar a aprendizagem, na formação das relações e da autoproteção requeridas para independência econômica e no preparo para a vida familiar”, pontua a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

Nos próximos dias, continuarão a ser realizadas nos PSFs, diversas atividades com mulheres, gestantes e mães para fortalecer os serviços a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida não só das crianças, mas de todas as famílias.

Greciane Martins Dias foi uma das mães que participaram do encontro. “Me sinto feliz e realizada por estar aqui recebendo essas informações tão importantes e que vão ser muito úteis. Eu não tive esse auxílio na minha primeira gestação e agora eu me sinto acolhida. Eu agradeço demais”, disse.

Durante o encontro também foram realizados sorteios de brindes, além da distribuição de lanche.

 

Fonte:

Deixe seu comentário