Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Vacina contra Covid

Em Lucas, cerca de 36 mil pessoas não tomaram 2ª e 3ª dose contra Covid-19

Maior porcentagem de faltas são de pessoas com 45 anos

Publicado em 13/07/2022 às 10:17

(Foto: Ascom Prefeitura)

Já somam 26.688 faltosos para a 3ª dose contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, o número equivale a todas idades aptas a receberem essa dose. A faixa etária menor de 45 anos é a com maior porcentagem entre os faltosos. Engana-se quem acredita que não tem faltosos da 2ª dose, são 10.002 pessoas que não voltaram para o complemento vacinal. Os dados são da Vigilância em Saúde.

Os números preocupam a Prefeitura que, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza diversos serviços estratégicos para alavancar a cobertura considerada baixa.

Aumentar a quantidade de luverdenses com ciclo vacinal completo e diminuir o risco de contagio são focos da Secretaria de Saúde, conforme avalia Cláudia Regina Engelmann, supervisora da Vigilância em Saúde. Para Cláudia, prevenir as formas graves da Covid-19 e, consequentemente, diminuir o risco de internações e óbitos estão entre os principais motivos que reforçam a necessidade de realizar o ciclo completo de vacinação contra a doença, isso porque, após alguns meses desde a segunda dose, a resposta imunológica tende a diminuir.

“A chamada terceira dose é necessária para aumentar a proteção contra a Covid-19, inclusive, as novas variantes, por isso, convocamos a todos que compareçam a um dos postos o quanto antes e façam a sua parte, não tem justificativa para as pessoas não cumprirem com a responsabilidade”, pontua supervisora da Vigilância em Saúde.

Conforme dados apresentados no site da Prefeitura, o Município já vacinou 141.002 pessoas contra o coronavírus. O número leva em conta a aplicação de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para pessoas com mais de cinco anos de idade.

Confira as orientações:

1ª, 2ª e 3ª dose – todos acima de 12 anos

4ª dose – imunossuprimidos, pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da saúde

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: *Todos os PSFs

1ª e 2ª doses – 5 a 11 anos e crianças imunossuprimidas (Pfizer pediátrica)

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: SOMENTE no *PSF V Pioneiro e *PSF XIII Parque das Américas

*Exceto dias em que estiverem fechados para reunião de equipe.

Atenção aos prazos:

1ª DOSE

- Pessoas acima de 5 anos

2ª DOSE

AstraZeneca, Janssen e Pfizer - Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, dois meses

Coronavac - Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, 28 dias

3ª DOSE

- Pessoas acima de 12 anos que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses

4ª DOSE

- Pessoas acima de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos de idade, que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses

Fonte:

Deixe seu comentário