Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Campanha

Em Lucas, cerca de 70% das crianças já foram vacinadas contra a poliomielite

As doses estão disponíveis para crianças de 1 a 4 anos até o dia 30 de setembro, nos PSFs

Publicado em 12/09/2022 às 12:22

(Foto: Ascom Prefeitura)

A campanha de vacinação contra a poliomielite no município de Lucas do Rio Verde já atingiu 69,6% da meta de cobertura vacinal. Segundo dados da Vigilância em Saúde, do total de 4.937 crianças aptas a receber as duas gotinhas, já foram vacinadas 3.441.

Desde o início da vacinação contra a poliomielite, no dia 15 de agosto, diversas estratégias foram criadas a fim de mobilizar a cidade para a vacinação, além do Dia D da campanha que foi realizada no dia 20 de agosto. Mesmo com uma porcentagem considerável de vacinas contra a Polio aplicadas, a meta é de 95% crianças vacinadas e, para isso, o término da campanha foi estendido para o dia 30 de setembro.

As vacinas são ofertadas, de forma regular, nos PSFs da área urbana de Lucas do Rio Verde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 das 13h às 16h30.

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Felizmente, a doença, que pode ser fatal, é facilmente evitada por meio de vacinação. No Brasil, a imunização é disponibilizada de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que garante a distribuição das vacinas para as cidades por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, Lucas do Rio Verde está entre as cidades da região que obteve um dos melhores desempenhos. "O Brasil está em alto risco para reintrodução da poliomielite, ou seja, da doença voltar a acometer a população, principalmente, as crianças abaixo de 5 anos. Em Lucas do Rio Verde temos 1.500 crianças de 1 a 4 anos que ainda não fizeram a dose da campanha, convocamos os pais e responsáveis para comparecer em uma unidade de saúde para proteger seus pequenos contra essa doença que é gravíssima. Mesmo as crianças com carteira vacinal em dia, devem tomar as gotinhas nesse momento de campanha".

Fonte:

Deixe seu comentário