Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Aids

Em Lucas do Rio Verde 238 pacientes são tratados contra o HIV

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 37,9 milhões de pessoas em todo o mundo estão vivendo com HIV.

Publicado em 22/08/2019 às 00:38
Atualizado em

Em Lucas do Rio Verde 238 pacientes são tratados contra o vírus. (Foto: Reprodução: babycenter.com)

Nos últimos dez anos, o número de infecções entre pessoas de 15 a 24 anos aumentou de forma drástica 700%. Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 37,9 milhões de pessoas em todo o mundo estão vivendo com HIV, e 32 milhões de pessoas já morreram de doenças relacionadas à AIDS desde o início da epidemia.

Em Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde faz o acompanhamento de 238 pacientes soropositivos no município. Os homens representa 71% dos pacientes.

‘’Falar de uma doença sexualmente transmissível tão importante igual a HIV é sempre muito delicado. Nos últimos dois anos 2017 e 2018, tivemos um aumento no número das notificações , ou seja dos casos novos de HIV aqui no Município de Lucas, esse aumento vem se repetindo em 2019 também. No primeiro semestre deste ano foram 37 casos notificados’’, disse a Supervisora da Vigilância em Saúde Keli Paludo.

O preconceito isola as pessoas, dificulta o tratamento e faz muitas outras evitarem o exame, com medo de descobrir se têm ou não o HIV.

‘’Muitos pacientes não procura por atendimento nas unidades de saúde por medo, não pelo diagnóstico, e sim pela exposição de ser um portador positivo da doença, e pela falta de confiança pelo profissional que está realizando o exame. Esse tabu precisa ser superado. Os nossos profissionais estão preparados para atender esses pacientes, e capacitados para orienta-los sempre da melhor forma possível, o sigilo é total e garantido. Toda a população que tiver dúvidas ou que deseja fazer o exame, pode procurar pelo PSF do seu bairro, todas as unidades tem os testes rápidos que foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde’’ concluiu a supervisora Keli.

Após receber o diagnóstico da infecção por HIV, o paciente será encaminhado para uma consulta com um especialista na área. Médico e uma equipe de profissionais estarão aptos, para prestar os esclarecimentos e o apoio necessário.


HIV x Aids

HIV não é a mesma coisa que aids. A aids é uma doença crônica e que pode ser potencialmente fatal. Ela acontece quando a pessoa infectada pelo HIV vai tendo o seu sistema imunológico danificado pelo vírus, interferindo na habilidade do organismo de lutar contra os invasores que causam a doença, além de deixar a pessoa suscetível a infecções oportunistas.


Fonte:

Deixe seu comentário