Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Artigo

Em Lucas do Rio Verde, especialista fala sobre saúde dos rins

No artigo, Dra. Ângela Vasconcellos Sutter, ressalta sobre o tema, e destaca a importância do profissional especialista no diagnóstico e tratamento

Publicado em 14/04/2021 às 02:19
Atualizado em

Ângela Vasconcellos Sutter, nefrologista, CRM-MT 11854 RQE 5756, chefe do serviço de Nefrologia do Hospital São Lucas/ Lucas do Rio Verde/MT. (Foto: Reprodução)

Visando orientar a população sobre a saúde dos rins e o sistema urinário, a médica especialista em nefrologia, Dra. Ângela Vasconcellos Sutter, ressalta em artigo, sobre a prevenção e detecção das doenças. De acordo com a profissional, o diagnóstico precoce é um processo essencial que permite controlar a necessidade de tratamentos mais complexos, evitando o agravamento das doenças.

Dra. Ângela, o que é nefrologia?

Nefrologia é uma especialidade médica clínica que trata das doenças que afetam os rins e sistema urinário. Algumas doenças são sistêmicas, isto é, de outros locais do corpo e afetam os rins, como a pressão alta e o diabetes. Outras doenças são do próprio rim, como as inflamações do rim, as nefrites.

O que faz um nefrologista?

Ele investiga e trata as doenças que afetam os rins. Estes tratamentos podem ser através de medicamentos ou procedimentos, como a hemodiálise, diálise peritoneal ou o transplante renal.

Quais são as condições mais comuns que levam um paciente a um nefrologista?

As infecções urinárias, os cálculos renais, doenças específicas dos rins como nefrites e nefroses e a insuficiência renal. Esta é classificada e tratada conforme níveis de gravidade.

Qual é a diferença de um urologista e de um nefrologista?

Ambos estão habilitados para tratar as doenças dos rins e do aparelho urinário, sendo que o urologista tem formação de cirurgião, tendo cursado cirurgia geral, e está habilitado para tratar clínica e cirurgicamente as doenças, estando mais voltado à realização de procedimentos cirúrgicos. O nefrologista tem formação clínica, se dedica ao tratamento clínico das doenças dos rins e aparelho urinário e atua também na terapia de substituição renal, como a hemodiálise, diálise peritoneal, entre outros.

A pressão alta é um problema do coração ou dos rins?

A hipertensão arterial é uma doença que acomete todo o corpo podendo acometer os rins. Também pode surgir devido a um problema do rim ou seus vasos.

Qual o paciente com pressão alta que deve procurar um nefrologista?

Pessoas que desenvolveram pressão alta muito jovens, pessoas que tem pressão não controlada ou de difícil controle, pessoas que fazem o uso de mais de três remédios para controlar a pressão, e pessoas que já tem pressão alta há mais de dez anos, devido ao risco da hipertensão já ter afetado os rins.

Quais os sinais que indicam uma possível doença dos rins?

Retenção de líquido, pressão alta, coceira, enjoo e alterações na urina como sangue ou presença de espuma.

O que devo fazer para cuidar da saúde dos meus rins?

Beber no mínimo dois litros de líquido por dia, sendo a água a melhor escolha. Tenha uma dieta saudável evitando dieta com excesso de sal.

Existe algum exame fácil, barato e acessível que indique problemas nos rins?

Sim! A dosagem da creatinina no sangue e o exame simples de urina, o EAS, realizados por praticamente todos os laboratórios.

A COVID-19 afeta de alguma maneira os rins?

Sim! Depois do pulmão, os rins são os órgãos mais afetados pela doença. É importante que após a recuperação de um paciente, este acompanhe a função dos seus rins junto ao seu médico.

Ângela Vasconcellos Sutter, Nefrologista, CRM-MT 11854 RQE 5756, chefe do serviço de Nefrologia do Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde/MT

Mensagem Final!

"A insuficiência renal costuma ser uma doença silenciosa, onde o corpo vai se adaptando lentamente ao problema, e quando apresenta sintomas, já está numa fase bem avançada. Nesse caso, o tratamento já é mais complicado e a doença é, muitas vezes, irreversível. Por isso, se você se encontra em alguma destas situações, procure um médico nefrologista.

Ângela Vasconcellos Sutter, Nefrologista, CRM-MT 11854 RQE 5756, chefe do serviço de Nefrologia do Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde/MT



Fonte:

Deixe seu comentário