Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Prevenção!

Em Lucas do Rio Verde, PSFs intensificam combate ao câncer no Novembro Azul

No mês dedicado aos homens, cuidados com a saúde e exames importantes são realizados nas unidades de saúde.

Publicado em 11/11/2019 às 08:17
Atualizado em

Homens de Lucas do Rio Verde poderão procurar por atendimento no PSF do Bairro que residem. (Foto: Reprodução/Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde)

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, em novembro é realizada a campanha Novembro Azul, sendo um evento mundial. Abraçando a causa, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde disponibiliza em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), um atendimento para que homens possam realizar os exames preventivos.

"As ações de prevenção são realizadas durante todo o ano, mas nesse mês de novembro, fazemos um alerta sobre os cuidados preventivos da saúde do homem para evitar o câncer de próstata, que é a segunda causa de morte por câncer em homens, e demais doenças que podem ser diagnosticadas em exames de rotina. Na maioria dos casos é uma doença que surge lentamente, então, um diagnóstico precoce é primordial para o sucesso do tratamento", orienta o secretário Rafael Bespalez.

Prevenção

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar a unidade de saúde para realizar os exames preventivos.

"Normalmente os homens não dão importância para a prevenção de doenças. Talvez pela própria rotina do cotidiano, envolvendo o trabalho, as atividades em casa, entre outras atividades. Muitas vezes o homem acaba procurando um atendimento médico somente quando o situação de saúde já está grave. É por isso que o diagnóstico precoce é primordial no tratamento de qualquer doença", ressalta Rafael.

O que é câncer de próstata? 

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, .

Fonte:

Deixe seu comentário