Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Outubro Rosa

Equipe do PSF X comemora atividades realizadas neste sábado (05) em Lucas

Durante o dia foram realizados exames preventivos contra o câncer do colo do útero, entre outros procedimentos.

Publicado em 05/10/2019 às 06:10
Atualizado em

Equipe de profissionais que atenderam no PSF X neste sábado (05) em Lucas do Rio Verde (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Em Lucas do Rio Verde o dia foi de prevenção, mulheres do Bairro Cerrado e Parque das Araras, tiveram a oportunidade de realizar exames preventivos relacionados com o Outubro Rosa. A equipe de profissionais formada por médicos e enfermeiros comemoraram os resultados positivos de mulheres que hoje (05) procuraram a unidade para realizar os exames.

As atividades iniciaram às 07h00 no PSF X (Programa Saúde da Família) e se estenderam até as 17h00. Em comparação com o ano passado, o movimento foi tranquilo, pois a maioria das mulheres já realizam os exames preventivos ao longo do ano, isso mostra o amplo trabalho realizado nas Unidades de Saúde pelos profissionais, onde o intuito é prevenir doenças.

Por conta da idade, Norrana Marques de 15 anos, ainda não realizou os exames, porém aproveitou o dia para tirar dúvidas. “Esse mês é muito importante, a campanha trás esta mensagem de reforçar os cuidados com o nosso corpo, acho que toda mulher deve ter esse pensamento que prevenir ainda é o melhor remédio”, disse a adolescente Norrana Marques ao Portal da Cidade.

Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano. 

“Ao longo do ano nas consultas de rotina as mulheres são orientadas a fazer os exames de preventivo (papanicolau), que é um exame ginecológico que serve para detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer. Se o resultado não detectar nenhuma alteração por dois anos consecutivos, o exame poderá ser feito a cada três anos. Mulheres com mais de 40 anos ou que apresentem caso de câncer de mama na família é realizado o exame de toque e solicitado a mamografia”, orientou o médico José Maria Silveira Neto.

No Brasil, estima-se que o câncer do colo do útero seja o terceiro mais comum na população feminina, sendo superado pelo câncer de pele e pelo de mama. Este tipo de câncer representa 10% de todos os tumores malignos em mulheres.

PSF X do Bairro Cerrado em Lucas do Rio Verde (Foto: Portal da Cidade)

“É importante ressaltar que nas unidades de saúde existe profissionais capacitados para melhor atender as mulheres, muitas deixam de realizar os exames por medo ou vergonha e isso faz com que a prevenção não aconteça, então orientamos e convidamos todas as mulheres a por em dia o seu preventivo, pois é um exame muito importante indicado pelo Ministério da Saúde para todas as mulheres que tem ou já teve atividade sexual. Quando não se faz prevenção e o câncer do colo do útero não é diagnosticado em fase inicial, ele progredirá, ocasionando sintomas, por isso é tão importante manter as consultas em dia”, concluiu o médico José Maria Silveira Neto. 


Fonte:

Deixe seu comentário