Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Espaço Vidas realiza mais de 11 mil atendimentos a servidores durante o ano

Entre os serviços ofertados, servidores têm acesso a atendimento psicológico

Publicado em 23/12/2021 às 11:25

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)

Pensado para promover bem-estar e saúde mental, o Espaço Vidas já realizou este ano, até novembro, 11.310 atendimentos aos servidores públicos municipais de Lucas do Rio Verde. Esses atendimentos do V.I.D.A.S (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores) incluem serviços administrativos, serviço social, psicologia e trabalhos de coordenação.

O acolhimento para o servidor é oferecido por uma equipe especializada, vinculada ao Departamento de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Administração. Esse ano, o Espaço Vidas ganhou um novo endereço, na Avenida Pará, com salas mais amplas para garantir maior conforto aos pacientes.

Além dos atendimentos, o saldo de protocolos registrados ao longo dos meses foi de 8.548, também de janeiro a novembro. Esses protocolos incluem o recebimento de documentos, como atestados médicos de afastamento do trabalho, atestados de acompanhante, declarações de comparecimento, declarações de comparecimento para acompanhamento, atestados odontológicos e certidões de óbitos.

Em todos esses casos, o Vidas realiza um acompanhamento com o servidor, seja por afastamento de suas atividades de trabalho, luto ou doenças na família, além de outras orientações a respeito da vida funcional do servidor.

Outra conquista foi a inclusão da unidade à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), equipe multiprofissional do Município atuante na saúde mental. Neste ano, os afastamentos por doença, que antes eram tratados pela Previlucas, também passaram a ser um dos acompanhamentos do Vidas, além do recebimento de certidões de óbito.

“Conseguimos fazer o acolhimento desse servidor nesse momento de maior fragilidade, acompanhar a situação dele no retorno ao trabalho depois. É uma tentativa de aproximação do servidor e também de poder oferecer esse serviço de acolhimento”, disse a psicóloga Bruna Maciel, coordenadora do espaço.

Rodas de conversa e grupos de apoio marcaram os atendimentos do Vidas, com pautas como luto, empoderamento da mulher no ambiente de trabalho, a importância de cuidar da saúde mental e a prevenção ao suicídio.

Segundo a administração da unidade, em 2022, umas das propostas é intensificar o contato com os servidores, com visitas institucionais e domiciliares, para ouvir as demandas de cada setor e elaborar ações voltadas para melhores condições de trabalho. O planejamento do próximo ano inclui também intensificar as campanhas de conscientização e prevenção pertinentes à saúde e qualidade de vida do servidor.

“Cada atendimento é personalizado, nós estudamos e analisamos como podemos ajudar esse servidor. A gente não vê só a questão do trabalho, mas o todo, suas relações familiares e interpessoais, o que ele tem passado e como tem se cuidado, para que a gente consiga compreendê-lo e auxiliar no que ele veio buscar”, destacou Bruna.

O Vidas está localizado na Avenida Pará, 219-E, no antigo prédio do SAAE, Bairro Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h.

Fonte:

Deixe seu comentário