Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Prevenção

Hoje, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo.

Publicado em 10/09/2019 às 02:05
Atualizado em

Hoje |(10) de setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (Foto: Arte Portal da Cidade)

A cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. No Brasil, por dia cerca de 32 pessoas tiram a sua própria vida, e por ano, cerca de 20 milhões de tentativas de suicídio são registradas. Por cada pessoa que morre, outras vinte tentam o mesmo caminho.

O Portal da Cidade abordou nos últimos dias temas relevantes sobre o assunto, como uma entrevista com psicóloga Ariane Benedetti, que explicou que é preciso ouvir o outro para prevenir o suicídio. Outra matéria realizada, foi uma ação realizada pelo Nasf na Escola Municipal Olavo Bilac, onde o tema “automutilação” foi debatido com os adolescentes.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos. De acordo com o psicólogo e psiquiatra  Wagner Godoy, a depressão é uma das doenças que está relacionada com o suicídio.

“A depressão é a doença que mais acomete o suicídio. O número passa de 38%. Estudos mostram que o transtorno do humor totaliza 35,8%, ficando acima da taxa de suicídio por Esquizofrenia por exemplo, que soma 10,6%” - disse.

Estudos mostram que as mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Por isso é muito importante que professores, educadores, psicólogos, estudantes, organizações, instituições e a população como um todo podem e devem agir em combate ao suicídio e no apoio a outras pessoas que possam ter pensamentos assim.

Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. Por isso, dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.


Fonte:

Deixe seu comentário