Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Febre Aftosa

Indea de Lucas do Rio Verde orienta sobre a 2º etapa de vacinação contra aftosa

Produtores devem apresentar, as notificações e informar o número de animais vacinados em cada propriedade.

Publicado em 23/10/2019 às 03:33
Atualizado em

Mais de 30 milhões de animais devem ser vacinados no estado de Mato Grosso (Foto: Reprodução)

Incia no próximo dia 1º até 30 de novembro,  a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, onde os pecuaristas devem vacinar todos os bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses de idade. De acordo com a unidade regional do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), de Lucas do Rio Verde,  além de proteger o rebanho, os produtores também devem comunicar ao Indea. 

"É importante a comunicação, por isso orientamos os produtores a não deixarem para o final do prazo, o indicado é aproveitar o início de campanha para vacinar e também fazer a comunicação. Após a imunização, é preciso  levar ao órgão a relação dos animais imunizados, junto com a nota fiscal de compra das vacinas, até o dia 10 de dezembro. Esperamos alcançar bons resultados também em 2019, pois os produtores estão mais orientados e também conscientes sobre a importância da vacinação", destacou o médico veterinário Clodomiro Reverdito.

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 16 de janeiro de 1996. E desde o ano 2000, o estado é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação. Para alcançar esse status, foi necessário unir forças de todos os agentes da cadeia produtiva e muito trabalho.

Fonte:

Deixe seu comentário