Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

HIGIENE E SAÚDE

Lave as mãos! Mãos sujas são paraíso das bactérias e fonte de várias doenças

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas doenças poderiam ser reduzidas em até 40% com a higienização das mãos

Publicado em 23/07/2019 às 07:26
Atualizado em

Manter as mãos limpas pode fazer com que você evite diversas infecções (Foto: Reprodução)

Deixar de lavar as mãos pode trazer inúmeras doenças ao ser humano, como por exemplo, a hepatite, gripe e infecções intestinais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças como a diarreia poderiam ser evitadas e reduzidas em até 40% se todas as pessoas lavassem adequadamente as mãos.

COMBATE A EPIDEMIAS - Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos de combate a epidemias. A transmissão de microrganismos pode acontecer de quatro formas, tanto pelo contato direto, contato indireto, as gotículas das secreções respiratórias ao espirrar ou tossir e mesmo pelo ar. E como nossas mãos estão sempre em contato com o meio ambiente, elas se tornam mais vulneráveis à transmissão desses microrganismos.

Tudo que você precisa para manter as mãos limpas é: água e sabão! Produtos que reduzem contaminações adquiridas através do contato com pessoas e objetos, além de sujeira e substâncias orgânicas.

O tempo para lavar as mãos de forma correta dura em média 40 a 60 segundos:

Em primeiro lugar, molhe as mãos com água, depois ensaboe as mãos com sabão ou sabote friccionando-as entre si. Esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas, por último enxague bem as mãos com água.

OBRIGATÓRIO! - Algumas situações em que a higienização de mãos são obrigatórias: Antes, durante e depois do preparo de qualquer alimento; Antes e depois de pegar numa pessoa doente; Após coçar ou assoar o nariz; Após ir ao banheiro;

Para uma limpeza mais eficiente podem ser usados agentes antissépticos, como o álcool 70%, encontrado em todas as farmácias.


Fonte:

Deixe seu comentário