Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

DOSES DE ESPERANÇA

Lucas do Rio Verde ainda não divulgou plano de vacinação contra a covid-19

Município ainda aguarda definição da quantidade de doses que serão disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde

Publicado em 18/01/2021 às 21:12

Mais de 60 mil matogrossenses devem ser vacinados nesta primeira etapa. Ainda não há definição quanto ao número de doses que serão disponibilizadas para o município de Lucas do Rio Verde (Foto: Divulgação/Secom MT)

A expectativa quanto a vacinação dos moradores de Lucas do Rio Verde contra a covid-19 não é apenas da população, mas do próprio município. Ontem, várias cidades brasileiras começaram a vacinar seus moradores contra a doença. 

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde aguarda a definição quanto ao número de doses que serão disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde, que recebeu ontem o primeiro lote e começa a distribuição aos municípios nesta terça-feira (19).

Primeira a ser vacinada

Nesta segunda-feira (18), Mato Grosso começou a vacinação contra a covid-19. A primeira vacina foi aplicada na técnica de enfermagem Luiza Batista Silva, que atua na linha de frente do combate ao coronavírus. O ato ocorreu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Também foram vacinados outros nove profissionais de saúde.

O lote de 126 mil doses do imunizante chegou em Mato Grosso no início da noite e foi armazenado no Centro de Distribuição em Cuiabá. De lá, as vacinas serão distribuídas para os polos regionais, de forma a chegarem em todos os municípios, proporcionalmente.

Como são duas doses por pessoa, mais de 60 mil mato-grossenses serão vacinados nessa primeira fase. A previsão é que o segundo lote de vacinas seja entregue no estado ainda em janeiro.

Fases da vacinação

Nessa primeira fase serão vacinados os profissionais da Saúde, população a partir dos 75 anos e acima dos 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos e clínicas psiquiátricas), e indígenas que vivem em aldeias.

Na segunda fase, receberão a vacina a população de 70 a 74 anos; seguida da população de 65 a 69 anos; e depois os idosos entre 60 e 64 anos.

A terceira fase vai contemplar as pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Já a quarta fase vai imunizar os professores, profissionais das forças de Segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Logística

A distribuição das vacinas ocorrerá por meio do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso e prevê, caso necessário, o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para distribuição do composto.

A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição será feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Nos casos em que for necessário, o Ciopaer disponibilizará sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.

Os 141 municípios de Mato Grosso receberão as agulhas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a Covid-19.

A SES também providenciou a aquisição suplementar de 6,5 milhões de seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.

Fonte:

Deixe seu comentário